A XP anunciou na terça-feira (19) que mantém a recomendação de compra das ações da Companhia Energética de São Paulo (CESP) com preço-alvo de R$ 34 por ação. Isso porque foi considerada a proposta do Votorantim Energia (VE) e CPP Investments para combinação dos três negócios.
A junção dará origem a uma empresa que se chamará “Nova VTRM”, além disso, a proposta também consiste na migração dos acionistas da CESP para a companhia. A avaliação implica no pagamento de R$ 26,37 por ação à CESP, correspondendo a valorização de 6,8% ante a cotação atual dos seus papéis.
A Nova VTRM, de acordo com a proposta, seria listada no segmento do Novo Mercado na Bolsa brasileira (B3). A Votorantim e a CPP Investimentos deteriam 37,9% e 32,2%, respectivamente, do seu capital social. Já os acionistas da CESP ficariam com 29,9%.
A XP destaca que é muito cedo para qualquer afirmativa, pois não houve a divulgação completa dos contratos da operação. “É difícil mensurar sua avaliação, mas fizemos uma análise de sensibilidade para estimar o impacto nas ações da CESP”, declarou em relatório.
A nova empresa terá capacidade agregada de 3,3 gigawatts (GW), e as autorizações e concessões expirarão somente em 2050. Ainda segundo a corretora, a companhia terá uma base diversificada de ativos de geração com fontes 100% renováveis.