A XP está lançando carteira automatizada de investimentos para seus clientes em sua plataforma. O sistema combina inteligência de dados e as recomendações dos especialistas, a ferramenta promete facilitar o investimento em ativos da bolsa com o objetivo de superar a performance do índice de referência.
A nova forma de consultar alternativas para composição da carteira está disponível aos clientes através do assessor de investimentos. É preciso fazer um investimento mínimo de R$ 10 mil para alocar nas carteiras recomendadas e é cobrada uma taxa de corretagem sobre o valor financeiro negociado. Atualmente, 20 carteiras estão disponíveis com ativos de liquidez D+2 (dois dias úteis).
De acordo com a empresa, boa parte delas é recalculada no primeiro dia útil do mês. Entre as opções com maior destaque, a casa cita a XP Top Dividendos, com grande parte da exposição às empresas do setor Elétrico. Desde o início da carteira, em julho de 2018, até o último mês de janeiro, o retorno foi de +68,7%, o que se compara com +54,8% do Índice Bovespa.
A novidade chega ao mercado depois de um período de testes, feito em uma ação pontual durante a Black Friday. O mecanismo busca atender a dois perfis de applicadores: os investidores que estão começando e os mais experientes no mercado financeiro e que querem agilidade na escolha de ativos de renda variável.