Estrearam duas novidades no setor agrícola brasileiro nesta semana: A Yara Fertlizantes, primeira fábrica de fertilizantes foliares do Brasil, lançou duas plataformas digitais para comercialização online de seus adubos no país.
Em nota, a companhia informou que dois canais funcionaram nesse novo projeto. Um deles é o e-commerce, plataforma própria com portfólio da empresa; e o marketplace, um mecanismo em que as revendas e cooperativas poderão adicionar os produtos da Yara nas plataformas em que já utilizam para venda de insumos agrícolas.
“Nossa estratégia para o Brasil tem a transformação do segmento de fertilizantes por meio da digitalização como um dos pilares principais, indo ao encontro da tendência do agronegócio brasileiro”, disse em trecho do documento o vice-presidente Comercial da Yara Brasil, Maicon Cossa.
A empresa pretende comercializar um quarto de seus produtos de forma online até 2025, por isso a necessidade de integrar o meio digital no negócio. “Com este movimento, temos como objetivo que até 2025, 25% do total das vendas de produtos no Brasil seja realizado por meio das plataformas digitais”, afirmou Cossa.
O e-commerce será disponibilizado para produtores dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí, Pará, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, de acordo com a Yara. Mas com expansão prevista para os próximos meses”, ressaltou a companhia.
O marketplace para comercialização dos adubos, por sua vez, acontecerá através da plataforma Orbia. “A chegada da Yara à Orbia reforça nossa aposta em disponibilizar no ambiente digital todas as soluções necessárias para o produtor rural, oferecendo produtos e serviços desde a fase do pré-plantio até o momento de comercialização da safra”, acrescentou o CEO da Orbia, Ivan Moreno, no comunicado.