A ZAMP (ZAMP3), responsável pela gestão das redes Burger King, Popeyes, Subway e Starbucks, anunciou a conclusão do processo seletivo para o cargo de Diretor Presidente da empresa. O escolhido para a posição foi Pedro de Souza Zemel, que substitui Paulo Camargo na liderança da companhia.
O ex-CEO do Grupo SBF, responsável pelas marcas Centauro e Nike Brasil, assumirá a liderança da Zamp, holding proprietária das redes Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no Brasil.
Atualmente, Zemel está em fase de transição de sua função atual e será formalmente eleito pelo Conselho de Administração para o cargo de Diretor Presidente em uma reunião prevista para o final de abril de 2025.
Com formação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Harvard Business School, Pedro traz consigo vasta experiência. Após uma passagem pela GP Investments, ele comandou o Grupo SBF nos últimos 12 anos, período durante o qual liderou a transformação da empresa, tornando-a uma bem-sucedida plataforma de marcas locais e internacionais, um dos exemplos mais notáveis do varejo brasileiro na última década.
Zemel assume a liderança da ZAMP (ZAMP3) em abril
A Zamp anunciou a contratação de Pedro Zemel, executivo que comandou o Grupo SBF por nove anos, período em que o Ebitda da empresa cresceu 12 vezes, passando de R$ 50 milhões para R$ 700 milhões.
Recentemente, Zemel também esteve à frente de um processo de desalavancagem e de otimização do fluxo de caixa da companhia.
Na Zamp, ele assumirá o posto deixado por Paulo Camargo, ex-CEO do McDonald’s no Brasil, que esteve à frente da empresa por sete meses antes de deixar o cargo na semana passada.
Gabriel Guimarães, CFO da Zamp, assumiu temporariamente a função de CEO. Zemel iniciará sua jornada na Zamp em abril, após concluir a transição no Grupo SBF. A busca pelo novo líder foi conduzida pela consultoria Russell Reynolds, que entrevistou diversos candidatos.
“Ele consegue alinhar muito bem o pensamento estratégico e financeiro e tem cabeça de dono e visão de longo prazo,” uma fonte próxima ao conselho disse ao Brazil Journal.
Zemel terá missão de expandir e integrar marcas da Zamp
A decisão de contratar Zemel foi fortemente influenciada por seu histórico de liderança e habilidade em formar equipes. Segundo uma fonte, “ele consegue empoderar muito os vice-presidentes, usando sua experiência para capacitar e construir um time forte”.
Esse fator é crucial para a Zamp, pois a empresa agora gerencia quatro marcas diferentes, cada uma com seu próprio vice-presidente, que, na prática, exerce funções similares às de CEO dessas operações.
A mudança de liderança ocorre cerca de um ano após o Mubadala assumir o controle da Zamp. No ano passado, sob a gestão do Mubadala, a empresa adquiriu as operações do Starbucks e do Subway, após a SouthRock entrar em recuperação judicial.
Atualmente, o Mubadala detém 73% do capital da Zamp, enquanto a RBI, controladora do Burger King e Popeyes, possui 6%, e o family office de Robert Belfer, magnata do setor de petróleo, tem 5%.
O principal objetivo de Zemel será acelerar a expansão das quatro marcas e integrar os ativos da companhia, buscando sinergias em custos e receitas. No curto prazo, a Zamp não planeja novas aquisições.
Dentro da empresa, a visão é que a Zamp se estruture como uma holding, focando nas funções corporativas e permitindo que as marcas se empoderem para execução de suas estratégias, conforme disse uma fonte próxima ao conselho.
Após uma queda de quase 50% no valor das ações no último ano, a Zamp tem atualmente um valor de mercado de pouco mais de R$ 1 bilhão. O preço da ação fechou hoje a R$ 2,49.