Dona do BK

Zamp (ZAMP3): Fitch vê riscos com aquisição de ativos do Starbucks

Analistas da Fitch afirmam que, na atual classificação, não há espaço para o aumento da alavancagem da Zamp (ZAMP3).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nota de crédito nacional “AA (bra)” da Zamp (ZAMP3) — operadora das franquias Burger King e Popeyes no Brasil — pode ser pressionada caso ela conclua a aquisição das operações do Starbucks (SBUB34) com financiamento por meio de dívidas, afirmou a Fitch Ratings.

Analistas da agência de classificação de risco, Renato Donatti e Pedro Gonzalez, afirmaram que, na atual classificação, não há espaço para a elevação da alavancagem da Zamp (ZAMP3). Com isso, uma transação dessa natureza pode trazer necessidades adicionais de caixa.

“Apesar da limitada visibilidade em relação aos ativos a serem adquiridos, ao valor de aquisição, à forma e ao prazo de pagamento, a Fitch vê riscos adicionais em relação à necessidade de capital de giro”, declarou a agência, de acordo com o “Valor”.

Ainda que a aquisição seja concluída através da troca de ações, o movimento não elimina os riscos de incertezas e de execução em relação à capacidade de reestruturação dos ativos do Starbucks no Brasil. A Fitch acrescentou que, no longo prazo, caso a operação seja bem-sucedida, o negócio é positivo.

Zamp: SouthRock aceita proposta para adquirir ativos da Starbucks

Zamp, empresa operadora das franquias Burger King e Popeyes no Brasil, comunicou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por meio de um fato relevante, que apresentou uma proposta indicativa, não vinculante, para a potencial aquisição de certos ativos e direitos relacionados às operações das lojas Starbucks no Brasil, ao grupo SouthRock, em recuperação judicial.

A SouthRock aceitou a proposta nesta data. Os detalhes da proposta estão sujeitos a confidencialidade.

De 2018 a 2023, a SouthRock atuou como master franqueada da Starbucks no Brasil. No entanto, em novembro passado, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial devido a dívidas que totalizam R$ 1,8 bilhão.

A Zamp também declarou que dará início a uma diligência nos ativos da Starbucks Brasil para confirmar seu interesse na aquisição desses ativos e apresentar uma oferta vinculante.