A Zamp (ZAMP3), nova proprietária do Starbucks no Brasil, anunciou na noite da última quarta-feira (16), a finalização da operação com a Subway no país.
Com a conclusão desse acordo, a Zamp se torna a master franqueada exclusiva da famosa rede de restaurantes Subway, permitindo que a empresa opere as lojas da marca norte-americana em território brasileiro.
Além de administrar as subfranqueadas, a Zamp também ficará responsável pela cadeia de fornecedores da rede e terá a capacidade de abrir e operar seus próprios restaurantes Subway no Brasil.
Master franqueada da Subway
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, a Subway contava com 1.574 unidades, ocupando a sétima posição no ranking de franquias do país.
Por sua vez, a Zamp possui 1.028 restaurantes, sendo 766 de marcas próprias como Burger King e Popeyes, e 262 franquias.
Com a aquisição dos direitos de operação da Subway, a Zamp agora gerencia mais de 2.600 restaurantes no Brasil, incluindo as 140 lojas da Starbucks recentemente adquiridas.
Controlada pelo Mubadala Capital, que utiliza recursos do fundo soberano de Abu Dhabi, a Zamp tem grandes planos de expansão como operadora de redes de fast food no Brasil.
Zamp: Cade aprova aquisição da Subway no Brasil
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra dos direitos de franqueador da Subway no Brasil pela Zamp III. A decisão foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU).
“Como justificativa para a realização da operação, as requerentes explicam que, para a compradora, ela abre uma nova frente de crescimento para a Zamp e seus franqueados. Já para a Subway, ela consiste em uma alternativa eficiente e viável para o funcionamento e futura expansão do negócio Subway no Brasil”, afirmaram as empresas no processo.
A Zamp já atua como master franqueada das redes Burger King e Popeyes no Brasil. Anteriormente, a administração da Subway no país estava sob responsabilidade da SouthRock, empresa que também operava as marcas TGI Fridays e Starbucks.
Desde o final de 2023, a SouthRock está em processo de recuperação judicial, com uma dívida estimada em R$ 1,8 bilhão, conforme apurado em outubro do ano passado.