A BrainLogic AI, uma empresa pioneira fundada por especialistas renomados em Inteligência Artificial (IA) e comércio eletrônico, sediada tanto no Uruguai quanto no Vale do Silício, acaba de anunciar uma rodada de investimentos no valor de US$5 milhões para impulsionar o desenvolvimento do Zapia, um assistente pessoal de IA de bolso destinado a todos latino-americanos. Essa iniciativa tecnológica representa uma das maiores rodadas de investimento pré-lançamento em IA na América Latina, conferindo à BrainLogic AI um papel de liderança em inovação na região.
Fundada pelos empreendedores latino-americanos Martín Alcalá Rubí, Nicolas Loeff, Juan Pablo Pereira, Juan Olloniego e Pablo Rodríguez-Bocca, a BrainLogic AI lança hoje a Zapia, uma assistente pessoal de Inteligência Artificial via Whatsapp que permite que os latino-americanos obtenham respostas a consultas por áudio ou mensagem de texto em tempo real.
O serviço Zapia já está disponível gratuitamente para um número limitado de pessoas e, depois, por meio de uma lista de espera. Dentre as assistências estão dicas para encontrar um bom lugar para comer perto do trabalho, ficar atualizado sobre notícias do dia, descobrir onde encontrar um produto e seu preço, transcrever áudios em vários idiomas com apenas um reenvio, verificar a previsão do tempo ou receber ideias de receitas para o dia. Tudo personalizado de acordo com o bairro ou localização do usuário.
“Nós, latino-americanos, adoramos enviar mensagens de voz no Whatsapp, mas odiamos ouvi-las. Quando você encaminha uma mensagem de áudio para a Zapia, ela a transcreve automaticamente, e você pode até pedir para a Zapia criar um resumo e escrever uma resposta”, diz Pereira.
O projeto, que tem o objetivo de oferecer a todos os latino-americanos o melhor assistente pessoal de bolso, recebeu a injeção de capital liderada pela Factory HQ – uma empresa de capital de risco do Vale do Silício criada por especialistas em IA de Stanford – e despertou o interesse dos investidores pela empresa, que superou as expectativas de seus promotores.
“O que vivemos no Vale do Silício foi incrível; conseguimos levantar o capital em questão de semanas. Para uma startup de Inteligência Artificial da América Latina, isso marca um marco histórico tanto em termos de montante quanto de prazos.Conseguimos ter uma rodada com excesso de assinaturas no mercado mais competitivo do mundo”, relata Alcalá Rubí.
Além da Factory HQ, a BrainLogic AI recebeu o apoio de uma equipe de investidores e assessores de alto nível. “A oportunidade que estão explorando é única, e este era o melhor time para aproveitá-la na América Latina. Montamos um grupo realmente excepcional de Investidores e Assessores, que inclui a Anthos Capital – um dos principais fundos de investimento em plataformas de comércio eletrônico – e alguns dos principais investidores-anjo do Vale do Silício e da América Latina”, declarou Diego Oppenheimer, Sócio da Factory HQ e empreendedor destacado em Inteligência Artificial nos Estados Unidos.
Para Pereira, o lançamento vai além de uma nova plataforma, pois tem uma missão social. “Estamos empenhados em usar a inteligência artificial para gerar um impacto positivo na América Latina e criar uma ferramenta que permita aos latino-americanos economizar dinheiro, tempo e ganhar conforto. Em um futuro próximo, a Zapia evoluirá para ter seu próprio aplicativo, que permitirá funcionalidades de compras, descobrir os melhores descontos, fazer reservas, melhorar a produtividade pessoal e muito mais.”
América Latina na vanguarda da IA
A Zapia é uma poderosa inteligência artificial generativa, criada por talentos latino-americanos, que usa algoritmos avançados de machine learning e processamento de linguagem natural. “Pela primeira vez os computadores podem falar a língua das pessoas e dos negócios. É uma mudança histórica.” comentou Alcalá Rubí, um empreendedor pioneiro em IA na América Latina, com mais de 14 anos de experiência na área.
A rápida digitalização da América Latina nos últimos anos incentivou a chegada de investidores atentos a oportunidades. Prova disso é que 79% dos empresários brasileiros têm planos para investir em tecnologia da informação nos próximos 12 meses, segundo o estudo semestral International Business Report (IBR). Em contraste, se o recorte for apenas na América Latina, esse índice vai a 60%, enquanto que a nível global fica nos 59%. E o Brasil é o país que mais usa inteligência artificial na América Latina de acordo com o estudo “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do SAS, feito pelo IDC. No território nacional, 63% das empresas utilizam aplicações baseadas nessa tecnologia, ante uma média de 47% em toda a região.
É com esse cenário que a equipe por trás da BrainLogic AI procura demonstrar que produtos tecnológicos inovadores e de classe mundial podem ser feitos na América Latina. “Acreditamos muito no Brasil e consideramos um dos nossos principais mercados aqui na América Latina, vide que é um país muito desenvolvido e adepto a novas tecnologias. Vamos criar ferramentas de alto nível que ajudem as pessoas a viver melhor. Até 2025, ter um assistente pessoal de IA de bolso para ajudar nas tarefas cotidianas será tão comum quanto usar o WhatsApp. Nossa missão é criar a melhor inteligência artificial pessoal do mundo para melhorar a qualidade de vida de todos”, afirma Alcalá Rubí.