A diretoria do Fluminense avançou na criação da SAF e aceitou a proposta do BTG Pactual. Agora, o clube submeterá a decisão à Assembleia Geral dos sócios.
Dessa forma, os tricolores terão papel direto na escolha do futuro financeiro do clube. Os torcedores manifestaram sua alegria pelo investimento, mas estão reticentes quanto a escolha do CEO.
O principal fato aclamado pelos tricolores fica por conta da possibilidade do clube receber um aporte parecido aos números do rival Botafogo, que bateu recorde de receitas na temporada passada.
Sócios tricolores decidirão sobre a SAF
Todos os sócios com mensalidade em dia votarão sobre os termos do contrato. Na última eleição presidencial, apenas 3,7 mil sócios participaram, pouco mais de 20% dos aptos.
Portanto, a diretoria estimula engajamento para atingir o quórum necessário e legitimar a decisão. Além disso, a votação trará maior transparência e participação da torcida.
Estrutura financeira e gestão planejada
O BTG Pactual propõe criar um fundo que terá como cotistas tricolores ilustres, incluindo André Esteves, dono do banco.
Além disso, a gestora será a LZ Sports, empresa da Lazuli Capital focada em investimentos esportivos. Com essa estrutura, a SAF garante eficiência operacional e maior potencial de retorno financeiro.
Comunicação estratégica evita ruídos
A Lazuli contratou a FSB para desenvolver uma estratégia de divulgação clara e eficiente. Com problemas recentes em SAFs de outros clubes, como Vasco e Botafogo, essa ação se torna essencial.
Assim, o Fluminense iniciará a divulgação em setembro, garantindo que sócios e torcedores recebam informações precisas e bem organizadas.
Liderança garantida para a SAF do Fluminense
O CEO da SAF será Mário Bittencourt, que atualmente ocupa a presidência do Fluminense e terá seu mandato concluído ao final deste ano. Essa escolha garante continuidade na gestão do clube, algo questionado pelos torcedores.
Por outro lado, a manutenção da liderança conhecida pode alinhar estratégias financeiras e esportivas de forma consistente, reforçando a visão de longo prazo para o clube.
Próximos passos rumo à formalização
Com a proposta aprovada pela diretoria, os sócios agora decidirão o futuro da SAF. Caso a Assembleia Geral confirme os termos, o Fluminense formalizará a SAF e iniciará investimentos estratégicos, reestruturando financeiramente o clube e abrindo novas oportunidades de crescimento.