As bolsas globais operam em território negativo, na manhã desta segunda-feira (18), em meio à expectativa pela reunião em Washington entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e aliados europeus.
Além disso, investidores ainda aguardam o Simpósio de Jackson Hole, que será realizado de quinta (21) a sábado (23) e reunirá autoridades monetárias de todo o mundo.
A reunião acontece após a cúpula de Donald Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, na última sexta-feira (15), que terminou sem um cessar-fogo. Desde o ocorrido, foi amplamente noticiado que Putin teria dito a Trump que aceitaria interromper a guerra caso a Rússia recebesse o controle da região de Donbass, no leste da Ucrânia.
Zelensky afirmou no domingo (17) que as negociações com a Rússia para o fim dos conflitos podem ter a atual linha de frente como ponto de partida, sinalizando pela primeira vez que parte do território ucraniano ocupado poderia ser usado como moeda de troca para um possível acordo de paz.
EUA
Nesta semana, o destaque está para o discurso do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, na sexta-feira (22), que pode trazer sinais sobre os próximos passos da política monetária e da taxa de juros nos EUA. Nos próximos dias, também serão divulgados dados relevantes do setor imobiliário, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e as atas da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto).
Cotação de índices futuros:
Dow Jones Futuro: -0,13%
S&P 500 Futuro: -0,21%
Nasdaq Futuro: -0,23%
Bolsas da Ásia
Shanghai SE (China), +0,85%
Nikkei (Japão): +0,77%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,37%
Nifty 50 (Índia): +1,20%
ASX 200 (Austrália): +0,23%
Europa
STOXX 600: -0,09%
DAX (Alemanha): -0,32%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,02%
CAC 40 (França): -0,61%
FTSE MIB (Itália): -0,23%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou o pregão desta sexta-feira (15) com uma queda de 0,01%, aos 136.340,77 pontos. O dólar comercial desvalorizou 0,35%, fechando a R$ 5,398.
Após dois dias de ganhos consecutivos, o dólar perde força com a consolidação das apostas de corte nos juros dos EUA pelo Fed (Federal Reserve). Além disso a negociação entre Trump e Putin no Alaska para discutir possível cessar-fogo na guerra na Ucrânia, faz os preços do petróleo caírem quase US$1 nesta sexta-feira (15).
Thiago Calestine, economista e sócio da Dom Investimentos, disse que “estamos vivendo um cenário de desvalorização global do dólar. Esse movimento pode ser explicado por uma proximidade de queda de juros nos EUA e com o Fed inclinado a reduzir juros, os ativos em dólar oferecem uma remuneração menor, diminuindo a atratividade e, consequentemente, a demanda por dolarização”, diz o analista.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 05h00 – IPC-Fipe semanal
▪️ 08h00 – FGV: Primeira prévia de agosto do IGP-M
▪️ 08h00 – FGV: IGP-10 de agosto
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 09h00 – BC: IBC-Br de junho
▪️ 11h00 – EUA: Índice NAHB de confiança das construtoras em agosto
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
Eventos
▪️ 09h30 – SP: Haddad participa do Fórum “Futuro Sustentável”, promovido pelo FT e CNBC
▪️ 12h30 – Lula e presidente do Equador, Daniel Noboa, fazem declaração à imprensa
▪️ 14h00 – BC: Diogo Guillen palestra no Warren Day
▪️ EUA: Trump se reúne com Zelensky e líderes europeus em Washington
Balanços
▪️ Austrália: BHP