Ex-BC

Campos Neto assumirá cargos no Nubank (ROXO34)

O Nubank afirmou que Campos Neto expressou intenção de aceitar o convite e assumir as posições a partir do dia 1º de julho

Roberto Campos Neto (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)
Roberto Campos Neto (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ex-presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, foi convidado pelo Nubank (ROXO34) para assumir os cargos como vice-chairman, chefe global de políticas públicas e para ser membro não independente do conselho de administração, segundo informações divulgadas pelo banco nesta terça-feira (6).

O Nubank afirmou que Campos Neto expressou intenção de aceitar o convite e assumir as posições a partir do dia 1º de julho. 

Desse período em diante, estará encerrada a quarentena de seis meses exigida para que ex-diretores do BC possam exercer atividades profissionais na iniciativa privada.

“Estou ansioso por essa mudança de carreira e por liderar as equipes do Nubank em sua jornada contínua para desenvolver produtos e serviços financeiros inovadores, apoiando políticas e regulações modernas e competitivas no cenário internacional”, disse Campos Neto, conforme comunicado do Nubank.

Campos Neto reportará diretamente ao fundador e presidente-executivo do Nubank, David Vélez, segundo comunicado da plataforma de serviços financeiros, segundo o Valor.

Nubank recebe aprovação para se transformar em banco no México

O Nu México, subsidiária do Nubank (ROXO34), comunicou ao mercado nesta quinta-feira (24) que sua licença para operar como banco foi aprovada pela Comissão Nacional de Bancos e Valores Mobiliários do país.

Com isso, o Nubank (ROXO34) se aproxima da expansão do seu portfólio de produtos, incluindo a introdução da conta-salário — apenas 36% dos adultos mexicanos possuem esse tipo de instrumento financeiro, conforme apontou a Pesquisa Nacional de Inclusão Financeira de 2024. O setor bancário mexicano é concentrado em aproximadamente 90% em somente cinco bancos.

“O México é um pilar fundamental da nossa estratégia global. Investimos mais de US$ 1,4 bilhão no mercado, não apenas em crescimento, mas também para impulsionar a inovação e elevar os padrões do setor financeiro local. Nossa missão de desafiar o status quo em benefício de nossos clientes nos levou a ser pioneiros na transição de Sociedade Financeira Popular para banco, um marco que confiamos que estimulará ainda mais a inovação e a concorrência no México”, afirmou David Vélez, CEO e fundador do Nubank, de acordo com a Exame.

Para completar sua transformação em banco, o Nu México passará por uma auditoria antes de obter autorização para iniciar as operações.

“A aprovação da licença bancária do Nu México é um reconhecimento do nosso sólido modelo de negócios e do compromisso com a inclusão financeira. Atualmente, o Nu já conquistou a confiança de mais de 10 milhões de clientes — quase um quarto da população bancarizada do México. Com este marco, continuaremos trabalhando para fortalecer nossa oferta diferenciada, que já teve um impacto significativo no país ao promover o hábito de guardar dinheiro e melhorar o acesso ao crédito”, acrescentou Iván Canales, gerente-geral do Nu México.