A Cantu Store concluiu a aquisição da Drivesul Participações, proprietária da GP Pneus, por meio de uma troca de ações. A operação avaliou a Drivesul em R$ 800 milhões (equity value), com base no Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) anualizado de R$ 146 milhões. A aquisição ajudou a Cantu a expandir sua presença no varejo físico de pneus e acessórios no Brasil.
A GP Pneus, fundada em 1996, opera com dois centros de distribuição e 41 filiais no País, atendendo o segmento de atacado. Além disso, a empresa conta com 117 lojas físicas específicas para o varejo e o e-commerce Drive Pneus.
A Drivesul também atua na área de serviços, uma frente que a Cantu define como vertical de expansão para aumentar a recorrência de aquisições das marcas da empresa e seu NPS. O fundador da Cantu destacou que a proposta no varejo é ser um “food dos pneus” — um aplicativo que consolida produtos e serviços em todo o Brasil.
Os sócios da Drivesul, fundada em Santa Rosa, passam a integrar a base da Cantu com uma participação de 9,2%. Além disso, eles terão direito a um bônus de subscrição no valor de R$ 50 milhões, que será reservado para o IPO (Oferta Pública Inicial) ou uma possível venda da empresa.
A GP Pneus deverá distribuir R$ 200 milhões em dividendos após a conclusão da transação com a Cantu, conforme informado pelo “Pipeline”.
Compradora da GP Pneus detém quase R$ 1,5 bi adicional de receita
Com quase R$ 1,5 bilhão adicional de receita, a Cantu alcança R$ 5 bilhões anualizados. A maior plataforma de reposição do setor automotivo do Brasil está de olho em uma listagem em bolsa no médio prazo. Além disso, a empresa também cogita realizar uma oferta tanto no Brasil quanto nos EUA.
A aquisição é uma parte relevante da estratégia da empresa, que já adquiriu a Gripmaster e a norte-americana DigTire. O fundador permanece como controlador do negócio, tendo o fundo L Catterton como sócio.