Como saber se é o momento de investir?

Fazer um investimento é sempre um grande passo, independentemente da área ou do tamanho do seu negócio, afinal, envolve muitas questões e não deve ser uma decisão não pensada ou tomada de uma hora para a outra, pois pode trazer consequências sérias e até mesmo negativas.

Quando decidimos investir, é bem importante avaliar algumas questões: qual é o nível de risco deste investimento? Qual é o tempo esperado de retorno? Será necessário utilizar uma reserva financeira para cobrir eventuais gastos? Dependendo das respostas e dos seus critérios, o melhor a se fazer é não avançar com a sua ideia.

Um investimento requer planejamento prévio e principalmente um orçamento estruturado, já que vai demandar dinheiro para que aconteça. Neste sentido, é fundamental avaliar se é o momento ideal para investir de fato, analisando a situação atual da empresa e também o cenário do mercado.

Os OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, podem lhe ajudar a entender a maioria dessas questões, tendo claro qual objetivo você quer atingir com este passo. Por trabalhar com ciclos curtos, geralmente de três meses, permitem que os ajustes sejam feitos de forma frequente e tornam possível entender o momento do seu negócio.

Afinal, sabemos que os parâmetros de mercado podem mudar rapidamente e isso irá afetar o seu plano de investimento. Basta lembrar do que a GetNinjas acabou fazendo com seu caixa pós IPO e pós pandemia.

A ferramenta do OKR traz foco e clareza, tornando assim possível um conhecimento maior da empresa como um todo, e não só pelo seu fundador ou seu CEO, mas também pelos colaboradores, que passam a saber exatamente como suas funções contribuem para o resultado final que desejam atingir.

Por essa razão, ao adotar uma visão mais estratégica a partir dos OKRs, fica mais fácil ter discernimento do benefício desta decisão de investimento, o que pode ajudar a evitar eventuais problemas, incluindo financeiros.

A minha recomendação é que este início de ano seja um momento de avaliação e reflexão. Procure compreender sua empresa e faça planos para os próximos meses, mas procure concretizar um planejamento de curto prazo. Isso vai possibilitar flexibilidade para alterar a rota quando necessário e maior segurança quando decidir realizar um investimento.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile