Após ataques dos EUA

Companhias aéreas reavaliam voos no Oriente Médio

Espaço aéreo do Irã até o Mediterrãneo tem estado quase vazio de tráfego aéreo comercial por 10 dias desde o início dos conflitos entre Irã e Israel.

Foto: Reprodução/ Flightradar24
Foto: Reprodução/ Flightradar24

As companhias aéreas estão avaliando por quanto tempo serão suspensos os voos comerciais no Oriente Médio nesta segunda-feira (23), agora que o conflito na região entrou nova fase após os EUA atacarem as principais instalações nucleares iranianas e a promessa de Teerã de se defender.

Nos últimos dias, os cancelamentos de voos por parte de companhias aéreas internacionais em centros de aviação resilientes, como os aeroportos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e de Doha, no Catar, demonstram uma preocupação maior do setor de aviação com a região.

O espaço aéreo normalmente movimentado que se estende do Irã e Iraque até o Mediterrâneo tem estado praticamente vazio de tráfego aéreo comercial por 10 dias desde que Israel começou a atacar o Irã em 13 de junho.

As companhias aéreas passaram a desviar, cancelar e atrasar voos pela região, devido ao fechamento do espaço aéreo e às preocupações com a segurança.

Qual a movimentação das companhias?

A principal companhia aérea asiática, a Singapore Airlines, que descreveu a situação como “fluida”, cancelou os voos para Dubai até terça-feira (24), tendo anteriormente cancelado apenas seu serviço de domingo (22).

A Iberia, membro do grupo IAG (International Airlines Group), cancelou os voos de domingo (22) e segunda-feira (23) para Doha após fazer sua própria avaliação, informou um porta-voz. A empresa ainda não tomou uma decisão com relação aos voos posteriores.

A Air France KLM cancelou os voos de e para Dubai e Riad no domingo e na segunda-feira, e a Finnair cancelou os voos de Doha até, pelo menos, terça-feira.

A Air Astana, do Cazaquistão, cancelou os voos para Dubai na segunda-feira.

No entanto, algumas companhias aéreas internacionais esperavam retomar os serviços. Os painéis de partidas do Flightradar24 mostram que a British Airways, de propriedade da IAG, estava pronta para retomar os voos para Dubai e Doha na segunda-feira, depois de cancelar as rotas de e para esses aeroportos no domingo.

As companhias optaram por mudar de rota

Com o espaço aéreo russo e ucraniano também fechado para a maioria das companhias aéreas devido a anos de guerra, o Oriente Médio se tornou uma rota mais importante para voos entre a Europa e a Ásia.

Em meio a ataques aéreos e de mísseis nos últimos 10 dias, as companhias seguiram para o norte, via Mar Cáspio, ou para o sul, via Egito e Arábia Saudita.

Além do aumento dos custos de combustível e da tripulação decorrentes dos desvios e cancelamentos, as companhias aéreas também enfrentam um possível aumento nos preços do petróleo que subiram após os ataques americanos.