A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um edital para a compra de aproximadamente 104 mil toneladas de arroz importado por terceiros.
Esse programa tem como objetivo evitar o aumento dos preços do produto básico devido às perdas causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o principal estado produtor de arroz do Brasil.
Decisão na Conab
O Rio Grande do Sul geralmente é responsável por cerca de 70% da safra de arroz do País. Embora a colheita estivesse em estágio avançado antes das inundações, com mais de 80% da área já colhida, existem preocupações com especulações de preços.
Apesar disso, os produtores gaúchos afirmam que a oferta será suficiente para atender à demanda nacional.
“O governo federal não pensa em hipótese alguma concorrer com os produtores de arroz que passam por dificuldades. Nosso objetivo é evitar especulação financeira e estabilizar o preço do produto nos mercados de todo o País”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota nesta quarta-feira (15).
Fávaro havia dito inicialmente a jornalistas que a Conab buscaria “arroz no mercado internacional”.
RS: passagens podem ser remarcadas ou reembolsadas sem custo
Os passageiros que necessitarem remarcar voos comprados com destino ao Rio Grande do Sul (RS) não serão cobrados por taxas adicionais para alterar a data da viagem.
Além disso, o reembolso ou crédito para cancelamento de voos com destino alterado será total, sem cobrança de taxas. O estado enfrenta a pior tragédia climática de sua história, com quase 90% das cidades afetadas por fortes chuvas e inundações.
As mudanças entraram em vigor em 11 de maio, quando as companhias aéreas receberam orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre os procedimentos a serem seguidos.