Agenda internacional

Cúpula do Brics: confira a programação deste domingo (6)

Cúpula do Brics marca encontros presenciais e virtuais de chefes de Estado e Governo

(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)
(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A programação da cúpula do Brics deste domingo (6) é marcada por encontros de alto nível entre chefes de Estado, representantes de organismos internacionais e delegações de países parceiros.

A cerimônia oficial de chegada, marcada para as 9h30 (horário de Brasília), abre os trabalhos deste domingo (6) na 17ª Cúpula do Brics.

Ao longo do dia, as sessões plenárias vão tratar de temas centrais como paz e segurança internacional, reforma da governança global, fortalecimento do multilateralismo, inteligência artificial e saúde.

Entre as lideranças confirmadas estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), o primeiro-ministro do Egito, Mustafa Madbouly, o premiê indiano, Narendra Modi, e o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.

A Arábia Saudita será representada pelo ministro das Relações Exteriores e príncipe, Faisal bin Farhan Al Saud. Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul, também participa presencialmente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acompanhará o evento por videoconferência. Já o líder chinês, Xi Jinping, será representado pelo primeiro-ministro Li Qiang.

Agenda da 17ª Cúpula do Brics

  • 09h30 — Cerimônia oficial de chegada dos Chefes de Estado e de Governo
  • 10h30 — Fotografia oficial de família dos líderes dos países-membros
  • 10h50 — Sessão plenária com o tema “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”
  • 12h35 — Almoço de trabalho e debate com o mesmo tema
  • 14h45 — Chegada oficial de chefes de delegação de organismos internacionais e países convidados
  • 16h00 — Segunda sessão plenária, sobre “Fortalecimento do Multilateralismo, Assuntos Econômico-Financeiros e Inteligência Artificial”
  • 20h00 — Recepção oficial oferecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Janja Lula da Silva

O evento ocorre em Brasília e reúne representantes dos cinco países-membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), além de países convidados e organismos multilaterais.

A expectativa é que os debates avancem em temas como reforma do Conselho de Segurança da ONU, regulamentação da IA e financiamento climático.