
Com crise na televisão tradicional, Disney acelera cortes e foca no streaming e parques temáticos para manter lucratividade
A Disney demitiu centenas de funcionários ao redor do mundo após enfrentar nova queda de audiência na TV.
Os cortes atingiram, sobretudo, a divisão de Disney Entertainment, com foco nas áreas de marketing, divulgação, elenco e desenvolvimento.
Audiência da Disney cai na TV e streaming assume protagonismo
Nos últimos anos, a audiência televisiva despencou.
Como consequência, a Disney tem apostado cada vez mais no streaming, que se tornou lucrativo pela primeira vez em 2023.
No entanto, o ritmo de crescimento ainda é lento, o que pressiona os resultados financeiros.
Setores mais afetados e impacto global
Ao mesmo tempo, os cortes ocorreram principalmente nos Estados Unidos, mas também atingiram equipes financeiras em outros países.
Embora nenhuma equipe tenha sido totalmente encerrada, a empresa decidiu reestruturar e reduzir custos operacionais para manter a eficiência.
Para se ter uma ideia, em março, a Disney já havia cortado 200 vagas nos grupos ABC News e Disney Entertainment Networks.
Além disso, no segundo semestre de 2024, eliminou mais 300 cargos corporativos.
A National Geographic e a Freeform perderam, juntas, 140 profissionais.
Plano de Bob Iger prevê 7 mil cortes
De forma mais ampla, as demissões fazem parte do plano traçado por Bob Iger, CEO da Disney.
Em 2022, ele anunciou a meta de eliminar 7 mil postos de trabalho como medida estratégica de reestruturação.
Mudança de foco: digital e parques temáticos
Apesar disso, a Disney busca novas fontes de receita.
Nesse sentido, além de fortalecer o streaming, a empresa também investe em experiências físicas.
Um exemplo é a parceria para um parque temático em Abu Dhabi, que amplia a presença da marca fora dos Estados Unidos.
Demissões na Disney refletem novo modelo de negócio
Em resumo, as demissões na Disney refletem um esforço de adaptação.
Com a mudança no comportamento do público, a empresa tenta equilibrar lucros e inovação.
O foco agora está em streaming, experiências e eficiência operacional.