Janet Yellen pede que Congresso dos EUA aprove ‘o mais rápido possível’ limite de dívida

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, enviou carta à liderança do Congresso, nesta sexta-feira (23) solicitando o aumento ou isenção do limite da dívida “o mais rápido possível”.

Na carta, a secretária condicionou o legislativo alertando que se o Congresso não agir até 2 de agosto, o Departamento do Tesouro precisará tomar “medidas extraordinárias” para evitar a interrupção dos pagamentos.

Yellen enfatiza na mensagem que a medida desejada não significa um aumento dos gastos, nem uma autorização para gastos de propostas orçamentárias futuras, mas “simplesmente que o Tesouro pague os gastos anteriormente aprovados”. Ela lembra que o período é de “incerteza considerável” por vários fatores, por isso o governo não consegue prever por quanto tempo exatamente medidas extraordinárias terão de ser adotadas.

Em meio a uma disputa entre partidos no Congresso para aumentar o teto da dívida, Yellen disse em carta à presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que a dívida pendente dos EUA chegará ao seu limite legal em 1º de agosto.

Segundo a autoridade, nos últimos anos o Congresso dos EUA tem lidado com a questão por meio de medidas ordenadas e regulares, com apoio bipartidário, e agora Yellen pede que o Congresso “proteja a fé total e o crédito dos Estados Unidos agindo o mais rápido possível”.

A carta, que também foi enviada a outros líderes parlamentares de ambos os partidos.
“Hoje, o Tesouro anuncia que suspenderá a venda de títulos da Série de Governo Estadual e Local (SLGS) às 12h (no horário local) do dia 30 de julho de 2021”, disse Yellen.