pedidos de auxílio-desemprego aumentam nos EUA

O número foi maior que o esperado por conta do furacão Ida, segundo dados publicados nesta quinta-feira (16) pelo Departamento do Trabalho.

Os pedidos semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos tiveram alta de 20 mil para 332 mil na semana encerrada em 11 de setembro. O número foi maior que o esperado por conta do furacão Ida, segundo dados publicados nesta quinta-feira (16) pelo Departamento do Trabalho.

O Ida atingiu a costa do Golfo do México em 29 de agosto como furacão de categoria 4, o que provocou grandes inundações e deixou sem energia várias áreas dessa região sul do país, que é densamente povoada e enclave da indústria do petróleo dos Estados Unidos.

De acordo com as expectativas do The Wall Street Journal, a previsão de solicitações era de 320 mil solicitações. Entre 5 e 11 de setembro foram inscritas 332 mil, representando uma alta de 20 mil solicitações de auxílio-desemprego a mais do que na semana anterior.

No entanto, o número de pedidos continuados, por sua vez, apresentou queda de 187 mil frente a semana encerrada em 4 de setembro, a 2,665 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.