As ações da Embraer (EMBR3) operavam em baixa nesta quinta-feira (26), após queda de aeronave da Azerbaijan Airlines fabricada pela companhia, no Cazaquistão. Por volta das 11h05 (horário de Brasília), a ação caía 0,65%, a R$ 55,19. A Embraer passou por forte valorização, de quase 150%, neste ano.
No entanto, o Bradesco BBI avalia que o impacto negativo deve ser momentâneo. “As autoridades estão investigando as causas, mas, conforme relatado pela mídia, o acidente provavelmente foi causado por razões externas. Portanto, o Bradesco BBI não espera nenhum impacto maior para a Embraer”, disse a instituição, em relatório.
Dessa forma, o BBI reforçou a recomendação de compra para a ADR da Embraer, com preço-alvo de US$ 43,00.
Vídeo revela momento da queda do avião da Embraer no Cazaquistão
Um avião comercial da Azerbaijan Airlines sofreu um acidente, nesta quarta-feira (25) próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão.
A aeronave, um Embraer 190, realizava o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da Chechênia, na Rússia, e transportava 67 pessoas. Destas, 28 conseguiram sobreviver.
De acordo com o site de monitoramento Flighradar24, o avião apresentou falha no GPS e manteve variações de altitude por um período de 74 minutos. A aeronave foi produzida pela Embraer, fabricante brasileira de aeronaves.
Segundo o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, 22 dos sobreviventes foram encaminhados para hospitais. Inicialmente, as autoridades informaram que 14 pessoas haviam sobrevivido, mas esse número foi revisado para 25 e, posteriormente, para 28. Os números estão sendo atualizados conforme o trabalho de resgate avança.
“De acordo com as informações iniciais, há 25 sobreviventes, dos quais 22 foram hospitalizados”, disse o ministério num comunicado no Telegram, especificando que 150 socorristas foram enviados para o local do acidente.
O Ministério de Situações de Emergência cazaque, por meio de uma atualização no Telegram, revelou que a aeronave desviou de sua rota original antes de realizar um pouso forçado próximo a Aktau, na região oeste do país.
Em resposta à tragédia, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, interrompeu sua visita à Rússia, onde participaria de uma cúpula informal dos líderes da Comunidade de Estados Independentes (CEI), uma organização de ex-nações soviéticas.
“O avião comercial que fazia o trajeto entre Baku e Grozny caiu perto de Aktau. Este avião pertence à companhia aérea Azerbaijan Airlines”, declarou o Ministério dos Transportes. Ele ainda afirmou que o avião “fez um pouso de emergência” a cerca de três quilômetros de Aktau.