
Carlos Artur Tapajós, mais conhecido como Tuca Tapajós, herdou a veia empreendedora do seu pai, Carlos Augusto Tapajós e se tornou seu sucessor, à frente de um negócio de licitação com quase 50 anos de tradição. Um dos espaços zelados pela empresa é a Arena da Amazônia, local que foi palco para um evento do G4 no qual Tuca participou. O evento, realizado em 2021, foi o início da aproximação do empreendedor com o G4 e também marcou o início do crescimento em escala do Contato Serviço de Facilities.
Como resultado, o faturamento do Contato Serviço de Facilities que, em 2013 era de R$ 14 milhões, saltou para R$ 187 milhões em 2025. Nesse intervalo, seu time cresceu de 397 para 4.185 colaboradores, expansão que exigiu profunda revisão da estratégia, estrutura, cultura, questões amplamente discutidas no programa G4 Imersão & Mentoria. Além disso, o incremento da equipe fez com que Tuca investisse na capacitação dos seus liderados. Inicialmente, oito diretores viajaram para São Paulo para participar do G4 Customer Experience; para cinco deles, aquela foi a primeira viagem de avião que realizavam. Ao retornarem para o Amazonas, começaram a implementar os ensinamentos dentro do próprio modelo de negócio antes de endereçá-los aos consumidores.
Entretanto, além das estratégias práticas e aplicáveis, a escala que a companhia teve também é um reflexo do contato com empreendedores que estavam ou já passaram por situações semelhantes. Tuca encontrou tal networking de peso no G4 Club, uma comunidade exclusiva para C-levels que já foi adquirida por mais de 200 empresas. Um exemplo da importância das trocas com outros CEOs é o Hot Seat, dinâmica do G4 Club na qual o empreendedor apresenta um case para outros dez colegas de comunidade.
A apresentação é acompanhada por uma sabatina e críticas construtivas. “Você tem coragem de se abrir, de se expor para que as pessoas falem de você? Para que apontem o que pode ser melhorado? Eu me expus muito e cresci muito. Nesse Hot Seat eu tive insights maravilhosos”, comenta Tuca Tapajós, ao relembrar quando fez a apresentação do seu case. Hoje, o empreendedor é embaixador do G4 Club no Amazonas.
De acordo com Tuca, a experiência com o G4 não apenas impactou a sua trajetória profissional, mas também influenciou decisões pessoais. Após o Hot Seat, o empreendedor decidiu mudar o seu estilo de vida, fez uma cirurgia bariátrica e emagreceu 32 quilos. Além disso, os aprendizados também se desdobram no relacionamento familiar e na preparação dos filhos de Tuca, João Carlos e Camila Cavalcanti, sua sucessora.
Sobre o G4: Fundada em 2019 por Tallis Gomes, Alfredo Soares, Bruno Nardon, o G4 oferece soluções empresariais para pequenas e médias empresas, dentre elas, software, comunidades, serviços e educação. Com foco em conteúdo prático e aplicável, a instituição oferece programas presenciais desenhados para transformar empresas e impulsionar o crescimento sustentável. Entre os mentores e parceiros da instituição estão nomes de destaque do mercado que compartilham técnicas utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.