
Emicida, nome artístico de Leandro Roque de Oliveira, anunciou no sábado (29) rompimento artístico com seu irmão, Evandro Fióti. A separação levada a justiça envolve a dissolução do quadro societário dos familiares sobre o controle da produtora Laboratório Fantasma, criado em 2009.
O processo corre em segredo de justiça e informações apuradas pelo jornal Estado de São Paulo, confirmam que a diluição estava em curso desde novembro de 2024. No período, Emicida requisitou o desligamento de seu familiar do empreendimento através de uma medida que suspendia o acesso do rapper as contas bancárias e investimentos da empresa.
Os dois teriam assinado um acordo, mas os termos não foram respeitados pelo irmão mais novo. Fióti também é acusado de desviar R$ 6 milhões da conta da companhia que administravam juntos. Segundo fontes, a acusação seria uma resposta a movimentação de Emicida de excluir o artista das negociações sobre a produtora.
A defesa do artista afirmou que valores recebidos são condizentes com sua participação societária até o momento da transação para sua conta bancária pessoal.
Emicida assume posição majoritária
Segundo consta no processo, questões estratégias e necessidades levaram a uma mudança no controle do empreendimento para 90% de Emicida e apenas 10% para seu irmão.
Em nota, Fióti disse que “nunca desviou qualquer valor da LAB Fantasma ou de empresas do grupo. Todas as movimentações feitas durante sua gestão foram transparentes, registradas e seguindo os procedimentos financeiros adotados pelos gestores, assim como as retiradas de lucros ao sócio e artista Emicida”.
Ainda de acordo com Fióti, Emicida teria pedido sua saída do quadro societário. Em nota publicada no sábado, o irmão mais velho comunica: “Informamos que, a partir desta data, Evandro Roque de Oliveira (Fióti) não representa mais os interesses da carreira artística de Leandro Roque de Oliveira (Emicida)”, se limita a dizer o comunicado, postado no Instagram de Emicida em publicação sem permissão para comentários dos seguidores do rapper paulistano.