Emprego

EUA: pedidos de seguro-desemprego sobem 211 mil, abaixo do esperado

As solicitações contínuas, por sua vez, atingiram 1,844 milhão

EUA
EUA / Foto: Freepik

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA na semana passada totalizaram 211 mil, abaixo da estimativa de 222 mil e do número revisado anterior de 220 mil (revisado de 219 mil), conforme informou o Departamento de Trabalho nesta quinta-feira (2).

As solicitações contínuas, por sua vez, atingiram 1,844 milhão, abaixo da expectativa de 1,890 milhão e do dado revisado anterior de 1,896 milhão (revisado de 1,910 milhão).

Após a divulgação dos números, às 10h35 (horário de Brasília), os futuros do Nasdaq 100 subiam 1,05%, enquanto os do S&P 500 registravam alta de 0,87%. Já os futuros do Dow Jones tinham ganhos de 0,72%. No Brasil, o Ibovespa Futuros caía 0,44% e o dólar perdia 0,14%, cotado a R$ 6,2149.

Mercado também espera a divulgação do PMI dos EUA

Na agenda desta quinta-feira (2), o mercado aguarda a divulgação PMI (sigla em inglês para Purchasing Managers’ Index), que é um dos principais indicadores da indústria dos EUA. O índice do mês de dezembro vai ser publicado às 11h45 (no horário de Brasília) pela S&P Global.

Os dados norte-americanos são importantes pois ajudam o mercado a entender como está a economia dos EUA e quais devem ser as próximas decisões do Fed (Federal Reserve) sobre os juros. Analistas esperam menos redução da taxa neste ano, em um cenário de incerteza com a volta de Donald Trump à presidência.

O novo presidente começa seu mandato em 20 de janeiro. Analistas enxergam potencial inflacionário nas políticas de redução de impostos e imposição de tarifas a diversos países, prometidas durante a campanha de Trump.

PMI industrial da zona do Euro frustra e cai em dezembro

Índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro diminuiu de 45,2 para 45,1 em dezembro, de acordo com a pesquisa da S&P Global com o Hamburg Comercial Bank, de acordo com o portal Infomoney.

Resultado acabou frustrando pesquisadores e analistas que faziam uma previsão de 45,3 pela Fact set. O número abaixo de 50 mostra que houve contração da atividade no período.