
O índice de sentimento do consumidor de mercado nos estados unidos, um medidor realizado pela universidade de Michigan, aumentou em dezembro chegando ao patamar de 74,0, segundo levantamento oficial publicado pela instituição nessa sexta (20)
A precisão de alta era esperada por analistas que vinham observado um crescimento desde outubro. A expectativa de inflação para o ano aumentou de 2,6% em novembro para 2,8% em dezembro. Contudo, a inflação projetada para os próximos cinco anos diminuiu de 3,2% para 3,0%.
PIB dos EUA supera expectativas e cresce 3,1% no 3º trimestre
O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA cresceu 3,1% no terceiro trimestre de 2024, segundo relatório do Departamento de Comércio do país norte-americano publicado nesta quinta-feira (19). O resultado superou as previsões do mercado, que esperava um avanço de 2,8%, segundo a Reuters.
A alta do PIB superou o resultado do segundo trimestre, de 3,0%.
O relatório divulgado é a última revisão do Departamento de Comércio sobre o PIB do terceiro trimestre. A instituição deve divulgar a estimativa inicial para o crescimento do último trimestre do ano em 30 de janeiro de 2025.
Nesta semana, o Fed (Federal Reserve) anunciou um novo corte na taxa de juros dos EUA. Mas há possibilidade de altas no próximos meses, com temores sobre a inflação.
Enquanto isso, o PCE (índice de preços de gastos com consumo), dos EUA, passou por alta de 1,5% no terceiro trimestre. O percentual confirmou as expectativas do mercado e representa uma desaceleração após a alta de 2,5% no segundo trimestre.
Por sua vez, o núcleo do PCE, índice que exclui os alimentos e energia, teve alta de 2,2% no terceiro trimestre, também de acordo com a estimativa inicial. O percentual é menor que o observado no segundo trimestre, de 2,8%.