Veja o resumo da noticia

  • Gol anuncia Antonio Kandir como presidente interino do conselho após o falecimento de Constantino de Oliveira Júnior em São Paulo.
  • Companhia assegura que operações, estratégia e compromissos permanecem inalterados sob a gestão da diretoria executiva e conselho.
  • Kandir, com duas décadas na Gol e experiência como ministro do Planejamento, assume a presidência interina do conselho.
Gol
Gol / Foto: Divulgação

A Gol anunciou a nomeação de Antonio Kandir como presidente interino do conselho de administração após a morte de Constantino de Oliveira Júnior, ocorrida no sábado (24), em São Paulo. Kandir ocupava o cargo de vice-presidente do colegiado.

Em fato relevante, a companhia informou que as operações, a estratégia e os compromissos seguem sem mudanças e permanecem sob a condução da diretoria executiva e do conselho. A empresa também manifestou solidariedade à família e aos amigos do fundador, destacando o legado deixado pelo executivo.

Kandir integra a administração da Gol há cerca de duas décadas e já atuou em diferentes frentes da companhia. Fora do setor aéreo, foi ministro do Planejamento entre 1996 e 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Após criar a Gol em 2001, Constantino Júnior ocupou cargos estratégicos na companhia. Primeiro, liderou a operação como CEO e, depois, concentrou sua atuação no conselho de administração. Desde 2012, exercia apenas a função de chairman, mantida até seu falecimento, aos 57 anos.

Atualmente, a aérea é controlada pela holding Abra, criada em 2022 a partir da união de acionistas da Avianca e da família Constantino.