Não é de hoje que a experiência de quem quer comprar, vender, ou alugar um imóvel começa com uma pesquisa na Internet. Agora, com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) se mostrará uma ferramenta cada vez mais presente no mercado imobiliário e certamente será peça-chave no processo de comprar ou alugar um imóvel.
Já na busca por imóveis, a inteligência artificial pode ser uma importante ferramenta para, de maneira fluida, entender as necessidades dos clientes, processar catálogos de ofertas e encontrar opções aderentes à necessidade de quem procura um apartamento ou casa. Nos EUA, o Zillow, maior portal do país, lançou um plugin no ChatGPT com essa funcionalidade. Por aqui, o portal Meu Imóvel, especializado em lançamentos, abriu uma página com uso do poder da AI para entendimento do cliente e curadoria de seu catálogo.
O passo seguinte da jornada imobiliária talvez seja, na minha opinião, o que mais tem potencial de melhoria com uso de ferramentas de automatização inteligentes: o primeiro contato do cliente interessado: aqui, ferramentas de conversação em linguagem natural, treinadas para atender interessados em imóveis, têm uma capacidade única de fazê-lo de maneira rápida, assertiva e no ritmo do cliente.
Ferramentas como a Mila, chatbot de atendimento lançada em beta em junho, já fazem esse trabalho de otimização do contato inicial com os leads. Importante ressaltar que o trabalho do corretor segue imprescindível: munido das informações iniciais e dirimidas as dúvidas, o cliente desce no funil para o contato humano, próximo e diferenciado, para conduzi-lo nas etapas de visitas, relacionamento e negociação, nas quais o toque humanizado é fundamental.
Por fim, o cliente comprador ainda tem diversas etapas nas quais a inteligência artificial invariavelmente terá seu lugar: seja na assinatura de contratos, com habilidades de sumarização e análise contratual, seja no pós vendas, com uma solução de dúvidas, suporte financeiro e FAQ mais direto e fluido (são tendências para todas as esferas do relacionamento com o consumidor, não apenas no mercado imobiliário).
Enfim, a inteligência artificial veio para ficar, e logo ela nos será tão familiar quanto os nossos smartphones, que revolucionaram as interações a partir de 2007. Cabe aos corretores, imobiliárias e incorporadores analisar quais ferramentas podem potencializar sua produtividade e melhorar o relacionamento com seus clientes (potenciais e atuais), sem nunca esquecer que, no mercado imobiliário, cuja transação é muitas vezes a mais importante da vida do cliente, o toque humano é e seguirá sendo fundamental para uma jornada plenamente satisfatória.