
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou a terça-feira (23) em alta, aos 158.564 mil pontos, às vésperas do feriado de Natal. O movimento reflete, principalmente, a divulgação do IPCA-15, considerado a prévia da inflação oficial, que subiu 0,25 por cento em dezembro, sobre alta de 0,20 por cento no mês anterior, informou o IBGE. Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 0,27 por cento para o período.
Assim, o índice reage à leitura da prévia da inflação, considerada um termômetro importante para o cenário de preços no curto prazo. Além disso, o volume de negócios tende a ser mais contido, já que a semana é encurtada pelo feriado e marcada por menor liquidez.
Exterior pesa no Ibovespa
No ambiente internacional, o foco segue nos Estados Unidos, onde uma série de indicadores será divulgada ao longo da manhã. Às 10h30, saem os dados de bens duráveis de outubro, com expectativa de queda de 1,5%.
No mesmo horário, o mercado acompanha a leitura final do PIB do terceiro trimestre, projetada em crescimento anualizado de 3,2%, reforçando a resiliência da economia americana.
Além disso, o USDA divulga os dados semanais de exportações de grãos, relevantes para o mercado de commodities.
Wall Street opera com cautela
Nos EUA, os mercados de ações terão horário reduzido na quarta-feira e permanecem fechados na quinta-feira, por conta do Natal. Nesta terça-feira (23), os índices futuros americanos operam próximos da estabilidade, após um início de semana positivo.
Os investidores aguardam a divulgação de indicadores que estavam represados devido à paralisação do governo norte-americano. Enquanto isso, a sequência recente de ganhos em Wall Street sustenta apostas em uma recuperação de fim de ano.
Após a alta da véspera, o S&P 500 está a cerca de 0,3% de sua máxima histórica, registrada no início do mês. Com isso, o Ibovespa hoje começa o pregão ajustando posições, em um cenário de menor liquidez e forte sensibilidade aos dados macroeconômicos.