Ibovespa
Ibovespa (Foto: Canva)

Hoje (21), o Ibovespa superou pela primeira vez a marca de 167 mil pontos e avançou para 168,6 mil pontos, atingindo um novo recorde histórico, mesmo diante das tensões geopolíticas, enquanto o mercado aguarda o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

As ações da Vale (VALE3), dos principais bancos, do setor varejista e da Petrobras (PETR4) registram forte alta. O dólar comercial recua para R$ 5,34, enquanto os juros futuros também caem.

No mercado local, o movimento ocorre de forma independente do cenário externo, onde os índices futuros dos Estados Unidos operam em queda. Segundo avaliação do JPMorgan, 2026 pode ser mais um ano marcado por intensa entrada de capital estrangeiro na bolsa brasileira.

Trump e tensões geopolíticas

Até agora, Trump apresentou poucos sinais de que pretende amenizar as ameaças tarifárias relacionadas à aquisição da Groenlândia. Diante disso, os mercados globais registravam queda, enquanto alguns indicadores de estresse permaneciam em níveis elevados.

O presidente intensificou o discurso sobre a Groenlândia ao afirmar que “não há retorno” em sua intenção de controlar a ilha, além de se recusar a descartar o uso da força para alcançá-la.

Temor de guerra comercial

Considerada central para os mercados, a ameaça de Trump de impor tarifas à Europa voltou a alimentar receios de uma guerra comercial em escala global.

No ambiente doméstico, os investidores avaliam a nova pesquisa Atlas, que aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente com ampla vantagem em todos os cenários de primeiro turno da eleição presidencial. Inclusive, com possibilidade de vitória já na primeira rodada, além de manter a liderança nas simulações de segundo turno.

Pesquisa eleitoral: cenário de segundo turno

Segundo o levantamento encomendado pela Bloomberg, os dois nomes apontados como possíveis candidatos do campo bolsonarista são o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ambos apresentam desempenho igual em um eventual segundo turno contra o petista.

Nos mercados de Wall Street, os futuros operam em queda, com o Dow Jones Futuro recuando 0,10%, o Nasdaq Futuro caindo 0,13% e o S&P 500 Futuro registrando baixa de 0,05%.