O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera com ganhos durante o pregão desta quinta-feira (9), enquanto mercado enfrenta baixa liquidez, sem as atividades em Wall Street.
Os mercados dos EUA permaneceram fechados nesta sessão devido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter, e o mercado de títulos foi encerrado mais cedo, às 16h (horário de Brasília).
Por volta das 12h45 (horário de Brasília) o marcador apresentava um leve ganho de 0,32%, aos 120.053 pontos.
já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 0,55%, cotado a R$ 6,07.
O dólar registrava flutuações leves pela manhã, com as taxas de câmbio sendo formadas pelas primeiras negociações no mercado de câmbio.
A moeda abriu em leve queda e depois teve uma recuperação moderada, com a liquidez ainda mais reduzida devido ao fechamento das bolsas norte-americanas.
Ibovespa oscila com os mercados dos EUA em stand by
O Ibovespa apresentava movimentação moderada nesta quinta-feira, com menor volume de negociação devido ao fechamento dos mercados acionários dos EUA. As ações da Azul (AZUL4) se destacavam positivamente, impulsionadas pela notícia sobre conversas para uma possível fusão com a Gol (GOLL4).
No Brasil, os dados de vendas no varejo mostraram uma queda em novembro, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento e superando as previsões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a queda foi maior do que o esperado, sinalizando uma desaceleração econômica no final de 2024.
Os investidores estavam ajustando suas posições, com destaque para o aumento dos preços das commodities e o clima de cautela em relação à possibilidade de novas tarifas sobre importações de vários países, conforme os planos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.
A expectativa é de que o Federal Reserve (Fed) tenha menos margem para flexibilizar a política monetária em 2025, já que as promessas de Trump de expansão de gastos e políticas protecionistas podem aumentar a inflação.
As incertezas fiscais no Brasil também continuam a afetar o apetite dos investidores. A equipe econômica do país tem sinalizado a análise de novas medidas de corte de gastos, embora ainda sem detalhes sobre as ações a serem tomadas.
No início dos negócios, a leve queda do dólar pode ter sido influenciada por fluxos comerciais, impulsionados pelas altas moderadas do petróleo e do minério de ferro na China, segundo um operador do mercado.