Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa oscila entre incerteza local e impulso externo; dólar sobe

Apesar de ter iniciado em alta, impulsionado pelos estímulos econômicos da China, o índice passou a cair com aflição local e internacional

Foto: pexels
Foto: pexels

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, opera em queda durante o meio período do pregão desta segunda-feira (30).

Apesar de ter iniciado em alta, impulsionado pelos estímulos econômicos da China, que reverberou positivamente desde a última sexta-feira (27), o índice passou a cair com aflição local e internacional.

Por volta das 12h55 (horário de Brasília) o marcador passou a apresentar uma variação negativa de 0,26%, aos 132.392 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário, com leve ganhos de 0,23%, cotado a R$ 5,44.

Além da volatilidade esperada pelo fechamento do mês e a formação da Ptax, há sinais de realização de lucros em moedas ligadas à economia chinesa e commodities, após ganhos consistentes na última semana. 

Entre as moedas que registraram os piores desempenhos até o momento estão o rand sul-africano, o real, a coroa norueguesa, a coroa sueca e o dólar taiwanês.

Ibovespa inicia pregão com oscilação com estímulos chineses 

O Ibovespa começa a semana operando perto da estabilidade, com os investidores de olho nas questões fiscais internas que continuam a preocupar o mercado. 

A valorização das ações da Vale, impulsionada pelo forte aumento no preço do minério de ferro após novos incentivos ao setor imobiliário na China, dá algum suporte ao índice.

Além disso, os participantes do mercado estão atentos à fala do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, marcada para as 14h55, e aguardam dados de emprego nos EUA que serão divulgados ao longo da semana.

EUA

Os principais índices de Nova York caem nesta segunda-feira, com investidores atentos à aguardada fala de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), e à divulgação de importantes dados sobre o mercado de trabalho dos EUA.

O foco está nas possíveis indicações sobre os próximos passos da política monetária americana, especialmente em relação a taxas de juros e ao impacto na economia.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,12%

S&P 500: -0,05%

Nasdaq: +0,05%