Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe após dados de inflação no Brasil e nos EUA; dólar avança

O mercado responde à divulgação do IPCA, no Brasil e do CPI, nos EUA

Ibovespa opera em alta
Foto: pexels

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em alta e avança nos ganhos registrados durante o início da sessão desta terça-feira (12). O indicador mira a recuperação e estabilidade no patamar dos 127 mil pontos, perdidos na última sexta-feira (8).

Por volta das 12h26 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma recuperou positiva de 0,71%, aos 127.025 pontos.

Em pregão marcado por oscilações para o câmbio, neste mesmo horário o dólar comercial percorria o mesmo sentido do Ibovespa, com leve alta de 0,04%, cotado a R$ 4,98.

Ibovespa é impulsionado por dados de inflação, daqui e de fora

O Ibovespa segue uma tendência positiva com forte impulso dos dados inflacionários divulgados na manhã desta terça-feira (12). 

Por aqui, O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medidor oficial da inflação do País, apresentou um aumento de 0,83% no mês de fevereiro, em comparação com o avanço de 0,42% registrado em janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (12), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, avaliou que os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), veieram “salgado” em comparação ao esperado pelo mercado.

“Estamos falando de um índice de 0,83, que é uma inflação bastante salgada, por meio de fevereiro. Os dados vieram pior do que o que se imaginava e reflete uma alta de 1.25% no ano, que é bastante se a gente imaginar que a meta de inflação é de 3%”, analisou.

Nos EUA, os dados da inflação também superam as expactativas. O CPI (índice de preços ao consumidor) dos EUA de fevereiro voltou a crescer puxado pela alta nos preços da gasolina. É o terceiro mês consecutivo que o índice norte-americano sobe.

Em fevereiro, o CPI subiu 0,4% ante janeiro, de acordo com os números divulgados nesta terça-feira (12) pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS). O resultado foi acima do registrado no mês anterior, 0,3%, e alinhado à expectativa de alta de 0,4% do consenso.

EUA

O CPI dos EUA superou as expectativas de forma consecutiva em fevereiro, o que impulsionou os rendimentos dos Treasuries. Isso levou à percepção de que um corte de juros pelo Fed (Federal Reserve) se torna menos urgente. 

No entanto, o sentimento negativo não se refletiu nas bolsas de Nova York, que operam sob consideráveis ganhos.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,61%

S&P 500: +1,00%

Nasdaq: +1,43%