Em um comunicado emitido nesta terça-feira (1), o exército israelense anunciou que o Irã lançou mísseis em direção a Israel. Minutos depois, a agência de notícias estatal iraniana, IRNA, confirmou que as forças armadas de Teerã começaram a disparar mísseis balísticos contra o território israelense.
O jornal The New York Times relatou que dois oficiais iranianos, que pediram para não serem identificados, afirmaram que o Irã disparou mais de 100 mísseis balísticos durante o ataque.
Quinze minutos após o alerta, repórteres da BBC e do New York Times informaram ter ouvido explosões sobre Jerusalém, o que pode indicar que o sistema de defesa aérea de Israel interceptou os mísseis.
O exército israelense comunicou que o ataque de mísseis contra Israel continuava em curso. Segundo as autoridades militares, as explosões ouvidas em diversas partes do país eram resultado de interceptações bem-sucedidas ou de mísseis que conseguiram ultrapassar a defesa aérea e impactaram o território israelense.
O relatório do exército israelense também destacou que sirenes foram acionadas em diversas localidades do país.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) solicitam que os cidadãos israelenses “mantenham-se vigilantes e sigam rigorosamente as orientações do comando de defesa civil”.
O ataque de mísseis por parte do Irã acontece um dia depois de as forças israelenses realizarem uma rara incursão terrestre no sul do Líbano, visando neutralizar o Hezbollah, um grupo aliado ao Irã.
O Irã oferece apoio ao Hezbollah e ao Hamas, duas milícias que estão atualmente em conflito com Israel, além de prestar assistência aos Houthis no Iémen.
Petróleo avança com possível ataque do Irã a Israel
Os preços dos contratos futuros de petróleo recuperaram as perdas anteriores e registraram uma alta superior a 2%, impulsionados por informações de que o Irã está se preparando para lançar um míssil contra Israel e se envolver no conflito no Oriente Médio, uma situação que pode impactar a produção da commodity.
Por volta das 13h50, o petróleo Brent (tipo vendido pela Petrobras) para dezembro avançava 2,75% a US$ 73,65 por barril na Intercontinental Exchance (ICE), e o petróleo WTI para novembro tinha alta de 2,89% a US$ 70,14 na New York Mercantile Exchange (NYmex).
De acordo com agências internacionais de notícias, os EUA suspeitam que o Irã esteja se preparando para um ataque iminente com mísseis direcionados a Israel.