
João Fonseca encerrou sua primeira temporada completa como profissional com um feito expressivo: o tenista brasileiro, de apenas 19 anos, terminou o ano na 24ª colocação do ranking da ATP, consolidando-se como uma das principais promessas do circuito.
O resultado também o coloca com grandes chances de ser cabeça de chave no Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2026.
Apesar de ter sido derrotado na final do ATP Finals por Jannik Sinner no último domingo, Carlos Alcaraz fechou a temporada de 2025 como número 1 do mundo. O espanhol de 22 anos ocupa o topo do ranking pela segunda vez na carreira, a primeira foi em 2022.
Mesmo campeão do Masters, Sinner permanece 550 pontos atrás de Alcaraz, diferença impactada pela suspensão de três meses que o italiano cumpriu no início do ano após testar positivo duas vezes no antidoping.
A distância entre os dois líderes do circuito e o restante dos tenistas segue ampla. A diferença entre Sinner e o terceiro colocado, Alexander Zverev, é maior do que aquela entre Zverev e o número 1000 do ranking.
Aos 38 anos, Novak Djokovic continua competitivo e encerra mais uma temporada no Top 5, ocupando o quarto lugar.
Entre os latino-americanos, o argentino Francisco Cerúndolo aparece em 21º, seguido de perto por João Fonseca, na 24ª posição.