A candidata democrata Kamala Harris aparece à frente de Donald Trump em Lowa, um estado historicamente republicano, de acordo com o novo levantamento do Des Moines Register.
Harris aparece com uma vantagem de 47% a 44% sobre Trump. Em setembro, ele superava Kamala por quatro pontos e, quando a disputa era com o presidente Joe Biden, a vantagem do ex-presidente era de 18 pontos.
Em Iowa, Kamala Harris ganhou apoio especialmente entre mulheres, com 20 pontos de vantagem, e entre eleitores independentes, conquistando 46% a 39%.
Entre os eleitores com mais de 65 anos, Harris conta com 55% de apoio, enquanto Trump registra 36%, um dado relevante considerando que esse grupo tradicionalmente inclina-se para o Partido Republicano.
Eleições: pesquisa mostra empate entre Harris e Trump em estados-chave
A nova pesquisa eleitoral do New York Times e Siena College mostra que Kamala Harris e Donald Trump estão empatados tecnicamente nos chamados estados-pêndulo. As eleições dos EUA acontece na terça-feira (5).
De acordo com o levantameto, Harris tem força em estados como Carolina do Norte e Geórgia, enquanto Trump recupera terreno na Pensilvânia, um estado crucial que agora aparece tecnicamente empatado.
Harris lidera de forma apertada em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, enquanto Trump mantém vantagem no Arizona.
Estados como Michigan, Geórgia e Pensilvânia estão extremamente disputados, e em todos os sete estados pesquisados a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro, tornando o cenário altamente imprevisível.
Um dado que destaca a incerteza do cenário das eleições é o comportamento dos eleitores indecisos. Entre os 8% que decidiram o voto recentemente, Harris possui uma vantagem de 55% a 44%. Entretanto, ainda existem 11% de eleitores que permanecem indecisos ou persuadíveis, mesmo com a eleição tão próxima.
Até o momento, mais de 70 milhões de eleitores já votaram antecipadamente, segundo o University of Florida Election Lab.