O presidente Lula (PT) deu o aval para que o Ministério dos Transportes avance com a proposta de acabar com a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
Renan Filho (MDB-AL), ministro dos Transportes, defende medida que busca reduzir custos em até 80% para a obtenção da CNH. Segundo a proposta, o conteúdo teórico poderá ser ofertado de forma presencial nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), por ensino a distância em empresas legalizadas e credenciadas, ou em formato digital, oferecido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Para as aulas práticas, instrutores autônomos, previamente aprovados em exame aplicado pelo governo federal, poderiam ministrar os conteúdos.
Após a validação do presidente, a pasta vai abrir consultas públicas, a partir desta quinta-feira (2), para colher possíveis sugestões sobre o tema. As contribuições poderão ser feitas pelo site da própria Senatran e ficará aberta por 30 dias.
A proposta, porém, desagrada o setor de autoescolas, que projeta o fechamento de cerca de 15 mil empresas.