‘Cotação do carvão é a maior em dez anos’, diz jornal

Carvão passa da commodity mais abominada do mundo a um dos ativos com melhor desempenho no ano

O carvão passou da commodity mais abominada do mundo a um dos ativos com melhor desempenho no ano, diante da recuperação da demanda por eletricidade na China que aqueceu o mercado do carvão térmico, segundo o Financial Times. O carvão australiano de alta qualidade, subiu 80%, a cerca de US$ 146 por tonelada, maior patamar em mais de dez anos.

Segundo a avaliação mais recente da Argus, provedora de cotações de commodities, o equivalente sul-africano, do carvão australiano, também é negociado com maior cotação em mais de dez anos, sendo valorizado 44% em 2021.

O renascimento do carvão térmico demonstra as dificuldades que são enfrentadas pelos governo no mundo diante da tentativa de empreender a transição de energias mais limpas.

Os números em relação ao crescimento refletem como o carvão está à frente de duas classes de ativos de melhor desempenho no ano – os ativos imobiliários, com alta de 28%, e as ações financeiras, com alta de 25%. O petróleo Brent é o único ativo que apresenta ganhos comparáveis, com valorização acumulada de 44%.