A Meta (M1TA34), controladora do Facebook, divulgou nesta quarta-feira (01) seu balanço do quarto trimestre. A companhia registrou lucro líquido de US$ 4,652 bilhões entre outubro e dezembro, queda de 55% em relação ao mesmo período de 2021.
A receita líquida da companhia no quarto trimestre de 2022 foi de US$ 32,165 bilhões, representando uma baixa de 4% na base anual, mas acima do consenso Refinitiv, que previa receita de US$ 31,53 bilhões.
O lucro operacional da Meta totalizou US$ 6,399 bilhões entre outubro e dezembro do ano anterior, uma redução de 49% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Já a margem operacional atingiu 20% no 4T22, uma queda de 17 pontos percentuais na comparação ano a ano.
Os custos e despesas totais totalizaram US$ 25,77 bilhões no quarto trimestre de 2022.
O número de usuários ativos diariamente no Facebook alcançou média de 2 bilhões de pessoas no quarto trimestre. A receita média por usuário (ARPU, na sigla em ingl?s), por sua vez, foi de US$ 10,86.
A companhia registrou uma dívida de longo prazo de US$ 9,92 bilhões em 31 de dezembro de 2022.
O número de funcionários da Meta era de 86.482 em 31 de dezembro de 2022, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
TikTok se torna rede social mais valiosa do mundo
O TikTok se tornou a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023, de acordo com ranking da consultoria Brand Finance. A rede da ByteDance teve uma alta de 11,4% no seu valor em comparação com o ano passado. Assim, a companhia chinesa acabou desbancando o Facebook (M1TA34) e outras redes sociais.
Em contrapartida, a empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% do seu valor ante 2022. Atualmente, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões, frente US$ 58,98 bilhões no último ano.
Além de ser o primeiro no segmento de redes sociais, o TikTok atualmente ocupa o 10° lugar de marca mais valiosa do mundo no ranking geral.