Tecnologia

Mercado Bitcoin irá lançar time de futebol baseado no metaverso

A intenção é criar clube com uma gestão baseada em ativos digitais no metaverso

O Mercado Bitcoin, corretora brasileira que realiza serviços de intermediação de compra e venda de criptomoedas, anunciou nesta sexta-feira (27) a intenção de lançar um time de futebol próprio com uma gestão baseada em ativos digitais no metaverso. O lançamento oficial será entre novembro e dezembro deste ano, durante a Copa do Mundo do Catar. A estreia, tanto do time masculino e feminino, acontecerá em 2024.

O projeto envolve a criação de uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO), instituição que ganhou espaço em 2021 como uma nova forma de administrar projetos de criptomoedas. O objetivo é que as pessoas que possuírem tokens oficiais do projeto possam tomar decisões dentro do clube.

De acordo com a corretora, os tokens do time serão vendidos para financiar a comissão técnica e as peneiras que serão realizadas em 2023. Já os 3,5 milhões de clientes da empresa receberão os ativos de graça, em um airdrop.

Segundo Sérgio Veiga, diretor de patrocínios do Mercado Bitcoin, a expectativa é definir a comissão técnica em janeiro de 2023 para fazer uma peneira nacional, passando por todos os estados brasileiros em busca de talentos para formar as equipes sub-21, tanto masculino quanto feminino. 

Os donos dos tokens vão participar do processo de construção e customização do time. Os portadores da cripto irão escolher o nome, uniformes e numeração dos jogadores. Por ora, a equipe se chama Metaverse DAO Football Team. 

Portadores de tokens também poderão vender o ativo digital no mercado secundário, mas caberá ao coletivo de participantes da DAO se o valor obtido ficará integralmente com o proprietário ou se será direcionado para os cofres do clube.

A gestão descentralizada será formada por detentores de 100 milhões de tokens. As primeiras unidades serão negociadas durante a Copa do Mundo do Catar. 

A iniciativa do Mercado Bitcoin em transformar um time em DAO não é inovadora no País. Em abril de 2022, uma holding comprou o clube mineiro Ipatinga Futebol Clube com a intenção de descentralizar a gestão utilizando criptoativos.