Apagão cibernético global

Microsoft (MSFT) e CrowdStrike (CRWD): ações caem em NY

A companhia americana afirmou que já identificou o problema no sistema de computação em nuvem e que está trabalhando para corrigir a causa do apagão global nas próximas horas.

Microsoft
Microsoft / Foto: Divulgação

O apagão cibernético, que interrompeu operações em aeroportos dos EUA, afetou sistemas bancários, transmissões de televisão e sistemas de telefonia, também está impactando as ações em Nova York.

Por volta das 11h05, os papéis da Microsoft (MSFT) caíam 0,69%, enquanto os da CrowdStrike (CRWD) recuavam 9,46% no pré-mercado da Nasdaq. Anteriormente, as quedas chegaram a 2,06% e 14,56%, respectivamente.

Usuários do sistema operacional Windows estão enfrentando problemas que começaram com o pacote de serviços Microsoft 365 e se expandiram para outros sistemas que dependem da computação em nuvem.

A Microsoft esclareceu que está lidando com dois problemas distintos simultaneamente: um afetando seus sistemas de nuvem Azure e outro resultante de uma atualização nos serviços de cibersegurança fornecidos pela CrowdStrike.

Microsoft identifica falha cibernética; impacto residual segue

Microsoft anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), que a origem da falha cibernética global foi identificada e solucionada. 

O apagão, que se iniciou na madrugada desta sexta-feira (19), afetou nãos apenas os mercados globais, como atrasou voos e também impactou serviços bancários. Até o memento tais serviços ainda não forma normalizados.

No entanto, alguns aplicativos e serviços do Office 365 ainda estão enfrentando efeitos residuais dos problemas de seguranço.

O incidente parece estar vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. Até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker.

A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

O que causou o apagão?

Em entrevista à NBC, a empresa revelou ter enfrentado uma falha significativa após uma atualização de sistema, resultando em uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de dispositivos Windows globalmente.

Esse incidente causou perturbações em uma variedade de setores, incluindo bancos, companhias aéreas, emissoras de TV e supermercados, além de tornar servidores inoperantes e impedir a inicialização correta dos computadores.

O apagão foi detectado em diversas regiões, incluindo os EUA e países na Europa, Ásia, África e Oceania. Até o momento, não há informações indicando que o Brasil tenha sido diretamente impactado pelo incidente.

Em comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente dos problemas com o sistema operacional Windows, relacionados ao seu sensor “Falcon”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile