Governo norte-americano aplica multa de US$1 milhão depois da morte de 6 funcionários em produtora de frango

Além das multas produtora levou dezenas de advertências por conta de acidente com nitrogênio em janeiro. As informações são da Reuters.

Uma produtora da Geórgia, nos Estados Unidos, e suas empresas associadas receberão multa de US$1 milhão e dezenas de advertências do governo pela morte de seis funcionários e ferimentos em dezenas em um acidente com nitrogênio em janeiro. As informações são da Reuters.

O Departamento do Trabalho e a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (Osha) dos EUA anunciaram 59 advertências e multas contra o grupo Foundation Food, gestora da fábrica de Gainesville, junto com outras duas empresas associadas: Messer LLC, uma empresa de gás nitrogênio, e a FS Group, uma fabricante de equipamentos de processamento de alimentos.

“Não se engane, foi uma tragédia completamente evitável”, afirmou o secretário do Trabalho, Marty Walsh, durante entrevista coletiva em Atlanta.

Segundo investigações da Osha, as empresas não implementaram os protocolos de segurança necessários para evitar o vazamento, que os funcionários não foram ensinados sobre os perigos do nitrogênio, e que lhes faltaram treinamento e equipamento para salvar vidas.

Autoridades do grupo Foundation Food, que também administra outras três fábricas no norte da Geórgia, não responderam imediatamente aos pedidos da Reuters por comentários no último sábado.

A empresa divulgou em seu site: “Enquanto nossa comunidade continua se recuperando, estendemos nossa simpatia e rezas às famílias e amigos dos que se foram”.

A Messer ou o FS Group Inc não responderam aos pedidos por comentários. Um porta-voz da Messer disse ao jornal Washington Post que pretende contestar as advertências e as multas.

“Nossos funcionários não estavam no local e de maneira alguma estiveram envolvidos com este incidente trágico”, disse a empresa ao jornal na sexta-feira.