A Heineken segue como a marca de cerveja preferida entre os brasileiros, segundo pesquisa do Bank of America (BofA). O relatório mostra também que a Ambev (ABEV3) está ganhando participação no mercado de bebidas no Brasil, onde a categoria de cerveja vem acelerando, com Brahma e Amstel ganhando espaço sobre Bud, Stella e Skol
A pesquisa própria do banco com 1 mil consumidores indica que o consumo continua crescendo, o mix de canais tem estado no centro da decisão de compra, a inovação é relevante e os volumes de Petrópolis estão sob pressão, escrevem os analistas Isabella Simonato e Guilherme Palhares. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
Segundo eles, apesar do bom momento dos volumes e da perspectiva de melhoria das margens, a melhor perspectiva operacional da Ambev pode ser contida pelo enfraquecimento dos riscos macro e tributários.
Os analistas afirmam que os brasileiros estão bebendo mais cerveja, à medida que saem para experimentar novas marcas, reforçando a preferência crescente de Brahma, que agora é a segunda marca em termos de preferência após o lançamento de Brahma Duplo Malte. A Ambev está mudando seu foco para novos produtos, com a adição de Spaten e Michelob Ultra.
Eles ressaltam que a Heineken segue como a cerveja preferida no Brasil, com as marcas premium continuando a ser aspiracionais com preferência muito à frente do consumo. Já o mix de canais tem se mostrado muito importante, com clientes mudando do varejo para o serviço de alimentação e concentrando-se em canais mais baratos, como supermercados, para manter a marcar e o volume.
Grupo Heineken anuncia investimento bilionário no Nordeste
Os holandeses do Grupo Heineken anunciaram, no início de maio, que farão investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão nas cervejarias de Igarassu (PE) e Alagoinhas (BA) para ampliar a capacidade produtiva na região.
Com o aporte, a companhia pretende fazer com que a fábrica de Igarassu triplique a capacidade produtiva das marcas Amstel e Devassa, além de incrementar em 45% a operação de linhas de embalagens retornáveis.
No caso da unidade de Alagoinhas, os recursos serão usados para ampliar em 60% a produção da marca Heineken, que tem o Brasil como o maior país consumidor do mundo, segundo a empresa.
O objetivo é que a unidade Igarassu se torne referência em eficiência hídrica, reduzindo em 30% o consumo de água utilizada na produção, em até três anos. Para tanto, a companhia fará parcerias com outras empresas instaladas na região para reutilização do efluente tratado.
Além disso, a planta de Igarassu funcionará com fontes de energia 100% renovável, a exemplo de biogás e biomassa. Ao mesmo tempo, haverá redução de 25% no consumo de energia térmica.
O Brasil é o maior mercado da cervejaria no mundo. No ano passado, a Heineken investiu 1,8 bilhão de reais na construção de nova cervejaria em Passos (MG) e 320 milhões de reais nas unidades de Jacareí e Araraquara (SP). Em 2020, o grupo investiu 865 milhões de reais na ampliação da unidade de Ponta Grossa (PR).