XP (XPBR31) lança cartão de débito e conta digital sem taxas

Produto também oferece TEDs e Pix ilimitados, saques, pagamentos de contas e portabilidade de salário

A XP (XPBR31) lançou oficialmente nesta segunda-feira (20) sua conta digital, que permite fazer pagamentos, saques e transferências via TED e Pix. Não serão cobradas taxas de abertura e de manutenção. 

Também foi anunciado o lançamento do cartão de débito aos clientes, um ano após o lançamento do cartão de crédito. Por enquanto, a conta e o cartão de débito serão disponibilizados a cerca de 300 mil clientes que já possuem conta de investimento ativa e cartão de crédito.

De acordo com a XP, em julho o serviço será estendido aos clientes elegíveis e, entre agosto e setembro, a todos os clientes de sua base.

O serviço também permite o cadastramento de débitos automáticos e a solicitação de portabilidade do salário para sua conta na XP. Os saques podem ser feitos nos caixas eletrônicos da Rede Banco24h, sendo que são disponibilizados quatro saques gratuitos por mês e os demais são cobrados R$ 5 por saque. As transferências via TED e Pix são ilimitadas.  

“O lançamento da conta digital é parte da nossa estratégia de atender todo o ecossistema financeiro dos clientes. Agora, passamos a oferecer mais serviços bancários para que os nossos clientes possam fazer tudo conosco de forma descomplicada e segura a partir do app que eles já conhecem”, afirmou Thiago Maffra, CEO da XP Inc. 

De acordo com o CEO da companhia, o objetivo é atrair uma parte maior do capital dos clientes para seu ecossistema. “Hoje, em média, temos 50% do share of wallet dos nossos clientes. Quem investe com a XP tem metade do dinheiro em outro lugar. Ou seja, a gente poderia dobrar a empresa sem trazer nenhum cliente ou fazer nenhum esforço adicional”, disse Maffra. 

De acordo com os dados mais recentes, referentes ao primeiro trimestre de 2022, a XP conta com uma base de clientes de mais de 3,5 milhões de usuários nativos e um total de R$ 873 bilhões de ativos sob custódia. 

Como ter acesso a conta digital da XP

Como mencionado, os 300 mil clientes da XP que já possuem a conta de investimento e o cartão de crédito da companhia já têm acesso a conta digital e os demais produtos lançados nesta segunda.

O cartão de débito irá funcionar no mesmo cartão físico do cartão de crédito, mas é preciso habilitar a função débito no aplicativo da XP. Assim como o cartão de crédito, o de débito também pode ser adicionado a wallets digitais. 

Dentro do aplicativo, basta clicar em “Conta” e em “Ative grátis”, aceitar o contrato de abertura de conta e finalizar o cadastro com os dados. 

Os números da agência e da conta digital serão os mesmos da conta investimento, apenas o código da instituição que será diferente. Dessa forma, o cliente irá possuir uma conta de investimentos no código da Corretora XP (102) e outra no Banco XP (348). Ambas operam no mesmo aplicativo da XP, mas de forma separada.