A fintech Noh nasceu no Brasil com a finalidade de transformar a divisão de gastos e a conta conjunta de casais. Após se preparar para ser o “próximo Pix”, agora a empresa quer revolucionar a forma de organizar as contas.
A pesquisa “A saúde financeira entre casais”, realizada pela Serasa em 2023, apontou que, para 52% dos brasileiros, a situação financeira tem relação direta com a vida amorosa. “A satisfação conjugal e a financeira estão intimamente ligadas”, disse Valéria Meirelles, especialista em Psicologia do Dinheiro da Serasa, em entrevista à CNN.
Nesse sentido, a fintech Noh tem o objetivo de unir IA (inteligência artificial) e organização financeira para facilitar a vida dos casais. “A gente está só começando. Pensamos em várias outras funcionalidades que orquestrem e organizem o pagamento do casal”, disse ao BP Money a CEO da Noh, Ana Zucato. “Imagina você ter todas essas contas pagas sem precisar pagar, entendeu?”, acrescentou.
Durante a entrevista, a executiva explicou que a ideia da empresa é fazer com que as duas pessoas tenham autonomia e sejam vistas como iguais. “Cada um com a sua conta, amarrados numa conta Noh”, disse a CEO.
Confira a entrevista na íntegra:
Quais os diferenciais da Noh em relação aos outros aplicativos de gestão financeira?
A Noh é a única empresa que é feita para dois. A única. Então, o nosso grande diferencial foi ter consolidado a visão de duas contas das duas pessoas do casal em uma conta só. Ela funciona como um banco. O dinheiro está aqui e tem cartão, boleto, Pix, tudo feito por aqui, só que para dois. Ou seja, é uma experiência completamente diferente do que você estar em um banco individual e ter que ficar fazendo Pix para a sua dupla. Entendeu? Ela é realmente projetada para ser multiusuários, que é uma coisa completamente nova aqui no Brasil.
Como funcionam as ‘caixinhas’ e qual tem sido a adesão dos usuários à funcionalidade?
Qual é o diferencial das nossas caixinhas? A gente entendeu que o casal tem uma necessidade de organizar o dinheiro por orçamentos, sem ter custos, digamos assim.
É quase como uma empresa. Então, ao invés de o casal falar “ah, vou pagar a conta [da outra pessoa]”, o casal fala assim: quanto dinheiro a gente vai gastar com contas fixas? É um grupo de dinheiro. Quanto dinheiro a gente vai gastar com lazer? É outro grupo de dinheiro. Quanto dinheiro a gente vai gastar com nosso filho, com nosso cachorro, com uma viagem? Então, a cabeça do casal é assim.
A gente fez as nossas caixinhas de forma que elas sejam, então, subcontas ou centros de custos.
Pensa que a Ana e o Felipe [marido de Ana] têm a conta principal, e lá dentro temos várias subcontas, dentro das quais o dinheiro vai saindo e a gente vai pagando. Isso dá para o casal um controle absurdo de orçamento e dos pagamentos que eles têm para fazer. A gente, então, organizou essas caixinhas em três momentos.
O primeiro é dia a dia, o segundo aqui são objetivos e o terceiro são investimentos.
Lá você pode definir objetivos, por exemplo: reformar a casa, comprar um carro, colocar meu filho na faculdade.
As caixinhas da Noh têm esse “superpoder” de serem uma ferramenta de organizar, separar o dinheiro do casal por objetivo e, como dá para pôr as fotos, a Noh consegue atingir um outro lado do relacionamento humano, que não é só o financeiro, é a intimidade.
Outras funcionalidades para facilitar esse processo de gestão financeira serão lançadas?
A gente está só começando. Então, várias outras funcionalidades que orquestrem e organizem o pagamento desse casal. Então, pensa em você ter todas essas contas pagas sem precisar pagar, entendeu?
De forma que você e sua dupla façam uma configuração na conta Noh, e ela sozinha, usando a inteligência artificial e a programação que vocês fizeram, consegue executar todos os pagamentos, consegue tirar dinheiro de uma caixinha e colocar na outra, consegue ajudar vocês a realizar os planos, etc.
A Noh já chegou a R$ 200 milhões em transações. Agora, quais são as projeções futuras?
Acabamos de trazer uma nova sócia para a companhia. Não sei se você viu, mas a maior influenciadora de finanças do Brasil, a Nath — Nath Finanças —, começou a usar o nosso produto, foi primeiro nossa cliente, e depois ela me chamou e falou: “Cara, eu quero estar próxima, estou achando isso aqui muito legal.” Ela, inclusive, ajudou a gente a criar esse organizador de Nohs, separando nessas três formas, assim, e trazer muito conteúdo, muita educação financeira, para que mais e mais casais se familiarizem com o fato de que a Noh existe e que eles podem triunfar, prosperar financeiramente com esse produto.
Além das funcionalidades de orquestramento, muitas funcionalidades permitem você trazer o dinheiro para a Noh também, através da iniciação de pagamento, que hoje a gente apelidou de PIX inteligente, que é basicamente puxar um PIX da sua conta primária para a conta manual e deixar isso cada vez mais fácil.
Quais as expectativas financeiras da empresa ainda em 2024? E para o próximo ano?
A expectativa desse ano é de terminar 2024 tendo processado R$ 300 milhões. Estamos saindo dos R$ 200 milhões agora para os R$ 300 milhões. Faltam R$ 100 milhões, mas vamos chegar lá.
A expectativa para o ano que vem é crescer 10 vezes. Então, a gente chega a R$ 3 bilhões. Literalmente, é isso. É absurdo, mas este ano, para você ter uma noção, crescemos quase 20 vezes.
É possível. As nossas projeções estão apontando para isso. Então, a gente está super otimista e animada. Porque imagina passar de R$ 1 bilhão para mim já é um sonho. Imagina R$ 300 milhões.
Quais movimentações estão sendo realizadas para alcançar essa meta?
Principalmente focadas nessas funcionalidades de orquestrar os pagamentos.
Pensa que a Noh vai ter toda a inteligência de automatizar todos os pagamentos que você, como casal, deseja fazer. Então, caiu o seu salário, caiu o salário dessa dupla, os dois salários vêm para a Noh, e aqui dentro a gente consegue programar tudo, separar dinheiro para o futuro, para o presente, para o lazer, para as contas fixas, e executar esses pagamentos.
Aqui nós estamos adotando uma visão na qual o casal não tem mais que entrar na Noh. Literalmente, o aplicativo vai fazer tudo por eles, entendeu? Como se fosse um painel de controle. Tudo que a gente menos gosta é pagar a conta. Não só porque a gente fica sem dinheiro, mas também porque é chato.
Tem uma burocracia muito chata no pagamento de conta, e é isso que estamos tentando evitar.
Os casais estão super animados testando isso, e a gente acredita que, sim, vamos acabar usando um pouco de inteligência artificial para conseguir fazer esse aumento. Está em desenvolvimento ainda. A gente não consegue ser muito específico em como vão ser essas oportunidades.
É mais para o futuro. Ano que vem, é isso que estamos compreendendo. Provavelmente entraremos no crédito. Não temos certeza se vamos comprar cartão de crédito ou PIX Crédito. Imagino que você tenha visto que o BC (Banco Central) está preparando o PIX por aproximação. E você pode se perguntar: com o PIX por aproximação, os cartões vão morrer? Não sei.
O que importa é que a gente precisa estar pronta para conseguir, imediatamente, absorver essa demanda de crédito de alguma forma.