Fora do Foco: Consumo sustentável na moda

Podcast Fora do Foco, da BP Money, teve seu primeiro episódio lançado trazendo como tema o consumo sustentável na moda

O podcast Fora do Foco, da BP Money, teve seu primeiro episódio lançado neste sábado (11), trazendo como tema o consumo sustentável na moda. 

Para bater um papo sobre o assunto, a convidada da vez foi a designer de moda Carolina Carvalho, dona da conta no Instagram @plantacao.de.lavanda, perfil que ela utiliza para influenciar pessoas a ressignificarem suas peças.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), apenas a indústria têxtil gera cerca de 175 mil toneladas de resíduos no país.

Já informações da Organização Mundial das Nações Unidas Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) indicam que a indústria têxtil  é a segunda em consumo de água e corresponde a cerca de 10% da emissão de gases estufa. Além disso, o setor é responsável por despejar 500 mil toneladas de resíduos nos oceanos por ano.

Questionada sobre a difusão da moda sustentável, Carolina diz acreditar que o capitalismo é um dos fatores que dificultam a expansão do segmento, porém não apenas isso, pois segundo ela, o social também é uma fator que reflete nessa difusão.

“Quando a gente vê uma peça mais barata, a gente costuma comprar aquela peça porque o nosso dinheiro dá para comprar aquela peça. E também tem a questão da informação, se a gente não entende que a peça na loja de 15 [lojas populares de R$ 15], ela pode ser uma peça que tem um trabalho escravo, um trabalho infantil ou que a qualidade do tecido seja duvidosa, a forma como foi fabricado, então as pessoa não vão entender que aquela peça não é algo legal de ser consumido”, explica. 

Carolina possui um ateliê de moda “Slow Fashion & Upcycling” chamado Rayzez, o qual ela utiliza para dar um novo significado as peças, reformando e muitas vezes transformando produtos compradas em bazar, como uma calça, por exemplo, em um cropped ou até mesmo em uma bolsa. 

“Eu trabalho com essa questão do Upcycling, utilizando peças que já existem e transformando em peças novas, ou também em acessórios, em bolsas. E também a questão da encomenda, eu trabalho também por encomenda, então muita das vezes as pessoas chegam pra mim ‘poxa, Carol, será que posso transformar isso em outra coisa?’”

Para a designer, a moda sustentável é um mercado que está crescendo, diante das transformações ambientais, já que a natureza também é impactada pela indústria da moda. “Então, nesse caso eu acredito que muitas pessoas estão vindo nesse movimento de querer ter uma moda mais limpa, uma moda mais transparente, sustentável, consciente”. “É um movimento que está crescente, tanto na questão de eu estar empreendendo ou de você estar consumindo… mas ao mesmo tempo ainda é um movimento muito lento”.

Ficou interessado (a) pelo assunto e quer saber mais? Confira o bate-papo com a designer de moda Carolina Carvalho clicando aqui.