Rapper destina lucros de música para pagar fiança de pessoas negras que cometeram crimes leves

Iniciativa de Lil Nas X é uma parceria com a instituição The Bail Project

O rapper Lil Nas X lançou na última sexta-feira (23) a música “Industry baby”, junto ao videoclipe, com a participação de Jack Harlowe e produção de Kanye West e Take a Daytrip. O valor levantado com o clipe será destinado ao “Fundo Bail X” (Bail X Fund), criado com o objetivo de pagar a fiança de pessoas negras presas por leves infrações que não possuem condições financeiras para realizar o pagamento.

A trama do clipe é a continuação de um teaser que o cantor havia publicado no início da semana passada, onde no vídeo aparecia em julgamento onde era condenado a prisão por ser homossexual. Além de criticar a Nike por um processo judicial, por conta da polêmica envolvendo um tênis da marca remodelado e vendido com nome “tênis do Satã” por um coletivo de arte MSCHF em parceria com o rapper, Lil Nas X faz referência ao sistema carcerário dos Estados Unidos –  criticando e chamando a atenção para a questão.

A iniciativa de Lil para ajudar as pessoas em detenção é uma parceria com a instituição The Bail Project, uma organização sem fins lucrativos, que auxilia no pagamento de fiança e que também oferece serviços de pré-julgamento.

Na página oficial do “Fundo Bail X”, o rapper escreveu que a música é a forma como ele luta pela libertação.

Lil Nas X ainda fez referência em sua nova música de como se sente orgulhoso de ser quem é e afirma “eu sou queer” – queer é o termo utilizado pela comunidade LGBTQIA+ para designar todos que não se encaixam na heterocisnormatividade.