Os preços do petróleo apresentaram queda nesta sexta-feira (20), mas ainda assim marcaram a segunda semana consecutiva de ganhos, impulsionados por um corte na taxa de juros nos EUA e uma redução na oferta americana.
Os contratos futuros do petróleo Brent recuaram 0,39 dólar, ou 0,52%, cotados a 74,49 dólares por barril. Já os futuros do petróleo WTI, dos EUA, caíram 0,03 dólar, ou 0,4%, sendo negociados a 71,92 dólares.
Os preços se recuperaram após o Brent ter caído abaixo de 69 dólares pela primeira vez em quase três anos, no dia 10 de setembro.
“O mercado concluiu que um nível abaixo de US$ 70, combinado com fundos de hedge mantendo uma crença fraca recorde em preços mais altos de petróleo e derivados, exigiria uma recessão para ser justificada, um risco que o forte corte nas taxas dos EUA nesta semana ajudou a reduzir”, disse Ole Hansen, chefe de estratégia de commodities do Saxo Bank.
Impacto no petróleo
Os preços aumentaram mais de 1% na quinta-feira (19), um dia após a decisão do Banco Central dos EUA de reduzir as taxas de juros em meio ponto percentual.
Reduções nas taxas de juros geralmente estimulam a atividade econômica e aumentam a demanda por energia; no entanto, alguns analistas expressam preocupações em relação à fraqueza do mercado de trabalho nos EUA.
“No entanto, leva tempo até que os cortes nas taxas sustentem a atividade econômica e o crescimento da demanda por petróleo”, acrescentou.