EUA

Philip Morris International é eleita a 10ª empresa mais bem administrada

A companhia chegou ao topo do ranking dominado por empresas de tecnologia graças a sua estratégia de transformação para produtos sem fumaça e ações de ESG

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Philip Morris International alcançou o Top 10 do ranking das 250 Empresas Melhores Administradas dos EUA. A lista, divulgada anualmente pelo Instituto Drucker da Universidade de Pós-Graduação de Claremont em parceria com o Wall Street Journal, destaca as empresas com as melhores práticas de gestão e resultados consistentes.

Entre as 10 primeiras colocadas no ranking de 2024, a Philip Morris se destacou como uma das poucas empresas fora do segmento de tecnologia a chegar ao topo.

A companhia foi da 32ª posição para o 10º lugar, impulsionada por seu processo de transformação, que visa abandonar a produção de cigarros tradicionais para liderar o mercado de produtos sem fumaça.

A transição inclui investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento de dispositivos de tabaco aquecido. Atualmente, cerca de 38% da receita da empresa provém dessas alternativas, e mais de 20 milhões de adultos fumantes já migraram para produtos sem fumaça da PMI.

Sustentabilidade e governança como pilares

No pilar de governança, a PMI desenvolveu o Índice de Sustentabilidade para medir e comunicar seu progresso rumo à transformação. O índice vincula 30% da remuneração dos executivos à performance sustentável da empresa. Além disso, a companhia reporta métricas específicas de transição em conjunto com divulgações tradicionais sobre ESG (ambiental, social e governança corporativa).

O ranking das Empresas Melhores Administradas avalia companhias americanas listadas na Bolsa de Valores de Nova York ou na Nasdaq, com base nos princípios de Peter Drucker, considerado o “Pai da Administração Moderna”.

Além disso, o instituto realiza uma avaliação geral de eficácia, definida por Drucker como “fazer bem as coisas certas”.

Top 10 – Empresas Melhores Administradas em 2024

PosiçãoEmpresaPontuação
1Apple92.1
2Nvidia90.1
3Microsoft88.8
4Intel78.5
5Mastercard75.7
6Johnson & Johnson75.5
7Procter & Gamble75.2
8Alphabet74.2
9Adobe73.9
10Philip Morris Intl.73.8
Fonte: Instituto Drucker

Sobre a Philip Morris International

A Philip Morris International (PMI) é uma empresa líder global no setor de tabaco, empenhada em oferecer um futuro sem fumaça. Desde 2008, a companhia investiu mais de US$ 12,5 bilhões no desenvolvimento de produtos sem fumaça cientificamente embasados, como tabaco aquecido, dispositivos de vapor e produtos de nicotina oral.

Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match, líder em produtos de entrega oral de nicotina. Além disso, a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de dispositivos IQOS como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), reconhecendo que esses produtos reduzem a exposição a substâncias nocivas.

No Brasil, a Philip Morris atua há 50 anos, seguindo diretrizes globais para criar uma nova categoria de produtos sem fumaça. Até 30 de junho de 2024, os produtos sem fumaça da PMI estavam disponíveis em 90 mercados, e cerca de 36,5 milhões de adultos em todo o mundo já migraram para o IQOS, abandonando o cigarro tradicional.

A PMI também anunciou, em fevereiro de 2021, sua expansão para áreas de saúde e bem-estar, com o objetivo de desenvolver produtos e soluções inovadoras que atendam às necessidades de consumidores e pacientes, ampliando seu impacto positivo no longo prazo.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile