Política

ACM Neto diz que Brasil deseja reforma tributária ‘de verdade’: ‘Hoje não é’

ACM Neto se disse a favor do projeto, mas criticou a atual proposta realizada pelo governo federal. 

Prevista para ir à votação na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17), a reforma tributária tem gerado debate em diversos setores. Presidente nacional do Democratas, ACM Neto se disse a favor do projeto, mas criticou a atual proposta realizada pelo governo federal. 

“No Brasil todos desejamos uma reforma tributária, mas uma reforma de verdade. O que temos agora, sob deliberação da Câmara dos Deputados, não é uma. É um projeto que procura exclusivamente resolver o problema de caixa do governo. Não traz simplificação para o sistema tributário nacional, facilitação para a vida dos cidadãos e, sobretudo, redução de carga tributária. Não temos redução de carga. Temos um aspecto, que eu defendo, que é a correção da tabela do Imposto de Renda”, disse o ex-prefeito de Salvador em entrevista à BP Money. 

Questionado sobre o texto entregue pelo governo federal e que tem sido bastante debatido na Câmara, inclusive ocasionando em alguns adiamentos da votação, Neto foi enfático a declarar que o partido que preside é contrário a proposta.

“O que a gente vê é que esse arremedo que não podemos chamar de reforma. Ele vai, mais uma vez, penalizar importantes setores econômicos do país, gerar aumento de carga tributária e apenas resolver um problema momentâneo de caixa do governo. Por isso, o posicionamento do Democratas é contrário a essa proposta que está na Câmara dos Deputados”, declarou. 

A proposta é a segunda etapa da reforma tributária (PL 2337/21, do Executivo). O projeto muda a legislação tributária com medidas como o reajuste da faixa de isenção para fins de Imposto de Renda, a cobrança do tributo sobre lucros e dividendos distribuídos pelas empresas a acionistas, a diminuição do Imposto de Renda das empresas e o cancelamento de alguns benefícios fiscais.