Nesta terça-feira (13), o Instituto Paraná Pesquisas divulgou novo levantamento de intenção de voto para presidente da República. Agora, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece empatado de forma técnica com Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O levantamento, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais para baixo ou para cima, mostra Lula com 39,6% dos votos contra 36,5% de Bolsonaro. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 7,4% das intenções de voto, enquanto Simone Tebet (MDB), tem 4,7%.
Felipe D’Ávila, do Novo, tem 0,5% dos votos. Em seguida, Pablo Marçal (Pros), que teve sua candidatura cancelada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece com 0,4%. Soraya Thronicke, do União Brasil, tem, também, 0,4% das intenções de voto em primeiro turno.
Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) têm 0,1%. José Maria Eymael (DC) não pontuou nesta pesquisa eleitoral.
Os votos branco, nulos ou aqueles que responderam “nenhum” somam 6%. Já os indecisos ou que não responderam são 4%.
Em um possível cenário entre os dois candidatos que lideram a pesquisa, o petista tem vantagem, com 47,4% das intenções de voto. O atual presidente aparece com 41,2%.
Para o levantamento do Paraná Pesquisas, 2.020 pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 8 e 12 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento tem 95% de confiança.
Outras pesquisas
A pesquisa Ipec, divulgada na noite da última segunda-feira (12), encomendada pela Globo, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 46% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, aparece com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.
Em pesquisa do BTG/FSB, Jair Bolsonaro aparece diminuindo a distância para Lula na disputa em primeiro turno. Também divulgado na última segunda-feira (12), o levantamento mostra que o atual presidente oscilou para cima, chegando a 35%, enquanto o ex-presidente tem 41%.
Na última pesquisa Datafolha, divulgada na sexta-feira (9), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 48% das intenções de voto no 1º turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro tem 36%.