Política

Deputado sugere ‘fundo’ para conter preço de combustível

A política de preço da Petrobras está sendo muito criticada durante a discussão na Câmara.

Durante o debate da comissão geral na Câmara dos Deputados para discutir os preços dos combustíveis e as operações das termelétricas, foi sugerida a criação de um fundo para conter os preços que são repassados ao consumidor.

O Projeto de Lei (PL) 1294/2021 trata da criação do Fundo Nacional de Estabilização dos Preços dos Combustíveis para “reduzir a volatilidade dos preços dos derivados do petróleo no mercado interno”, como disse o deputado Danilo Cabral (PSB-PE), autor do texto.

Segundo ele, seria criada uma reserva monetária ou um fundo, a fim de diminuir os valores praticados pelas distribuidoras nacionais.

Isso seria possível com o projeto tendo como base de arrecadação o imposto sobre a exportação do petróleo bruto. Desta forma, em uma “eventual necessidade de importação” de derivados do petróleo, a Petrobras e outras companhias receberiam uma subvenção econômica deste fundo, tornando a atividade competitiva.

Na primeira semana de 2021, a exportação brasileira de petróleo registrou uma média de 387,3 mil toneladas por dia. Neste mês de agosto, as exportações da commodity acumulam 310 mil toneladas por dia.

A política de precificação da Petrobras está sendo muito criticada durante a discussão na Câmara, deputados alegaram que a companhia está tendo o comportamento de uma empresa privada e não está considerando que os seus “acionistas majoritários são o povo brasileiro”.