Política

Guedes afirma que não vai aumentar carga tributária

"Nós não vamos aumentar, não vamos mesmo”.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em evento na tarde desta terça-feira (14) que não irá aumentar a carga tributária “Quando a gente acenou com a reforma tributária na mesma hora houve uma dosimetria equivocada, puxa pra cá, puxa pra lá, nós preferimos empurrar pro outro lado. Então, nós não vamos aumentar, não vamos mesmo”.

A última versão do projeto de lei que muda as regras do IR fala em reduzir a carga tributária das empresas de 34% para 24% em 2022. Porém, Guedes disse que o governo poderia baixar novamente os tributos sobre as empresas em 2023.

Guedes afirma que pode cair para 20% caso a reforma do IR (Imposto de Renda) seja aprovada e a arrecadação federal continue subindo.

Durante o evento o chefe da pasta apresentou números que expressam o avanço da gestão governamental sobre a criação de empregos. Segundo o ministro, durante os últimos quatro meses de 2021 foi criado mais um milhão de empregos, e acrescentou que segundo os dados atualizados foram mais 200 mil carteiras assinadas.

O ministro voltou a afirmar que o governo irá sair com as despesas menores do que entrou e completou em um tom humorístico: “Isso porque eles estão jogando pedra na gente, se estivesse ajudando seria mais fácil”. Segundo o ministro o Brasil estaria com maiores avanços se houvesse uma “base na sustentação parlamentar”

Guedes abordou diferentes recortes sobre a economia nacional, mas destacou a performance governamental durante a pandemia, na qual segundo ele foi possível fazer em “tempos de guerra” o que outros governantes fizeram em “tempos de paz”.

De acordo com a opinião do ministro, o dólar deveria estar mais baixo, entretanto os “barulhos políticos” impossibilitam o alcance. Essa fala se refere a abordagem das mídias que segundo Guedes ampliam os fatos. Sobre isso ele declara: “A gente confia no aperfeiçoamento das nossas instituições. Estou muito confiante na democracia brasileira”.